Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários

Docentes protestam contra defasagem salarial, falta de infraestrutura e cortes previstos com Regime de Recuperação Fiscal em Minas

26/03/2025 às 09:58 por Redação Plox

Na próxima quinta-feira, dia 27 de março, os professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizarão uma paralisação como forma de protesto pelas condições de trabalho que enfrentam, incluindo questões relacionadas à infraestrutura das unidades, salários e a defasagem acumulada nos vencimentos.


Imagem Foto: Divulgação

Durante a manhã, às 10 horas, os educadores estarão presentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, participando de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento tem como foco discutir a valorização da carreira no ensino superior e políticas salariais adequadas. Na ocasião, será lançada oficialmente a Campanha Salarial Educacional de 2025.


Já no período da tarde, às 14 horas, está marcada uma Assembleia Geral presencial da Associação dos Docentes da UEMG (Aduemg), que ocorrerá no auditório da Faculdade de Educação (FaE/FaPPGen), localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.


Segundo a Aduemg, a adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) representa um sério obstáculo à conquista de melhorias para a categoria. A entidade alerta que, entre 2025 e 2027, não haverá reajuste salarial previsto para os docentes. Além disso, destaca a possibilidade de interrupção de concursos públicos, progressões e promoções profissionais.


Outro ponto levantado pela associação é o descumprimento de acordos firmados com o governo estadual após as greves realizadas em 2016 e mais recentemente em 2024. A Aduemg também denuncia a violação da autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal de 1988 e pela Constituição Mineira de 1989.


Nos últimos dez anos, os recursos destinados à UEMG e à Unimontes — as duas universidades estaduais mineiras — corresponderam a apenas 0,3% a 0,4% do orçamento total do Estado. A situação, conforme a entidade, se agravou a partir de 2022. A Aduemg defende que esse percentual seja elevado para 2% do orçamento estadual, como forma de garantir o pleno funcionamento e valorização das instituições de ensino superior de Minas Gerais.


Compartilhar a notícia

Veja também
Unileste Campus Fabriciano_Divulgação.jpg
EDUCAçãO

Grupo UBEC oferece cursos livres gratuitos e on-line

Projeto “Esperançar Católica EaD” abrange a oferta de cursos de curta duração, com certificação de extensão universitária e que tratam de temas relevantes para a sociedade.

Foto: Matheus Valadares/Plox
EDUCAçãO

Escola estadual de Ipatinga é agraciada no Prêmio Escola Transformação de Minas Gerais

Os municípios de Bom Jesus do Galho, Bugre, Córrego Novo, Inhapim, Ipaba, Pingo D’Água e São João do Oriente, que pertencem ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, também tiveram escolas contempladas na premiação

Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa
EDUCAçãO

Escola Municipal de Ipatinga-MG realiza olimpíada estudantil

A Olimpíada Hermes 2021 é um projeto interdisciplinar, que busca desenvolver sobretudo conceitos de coordenação e respeito, além do convívio em sociedade.

Unileste realiza Encontrão Pré-Universitário com oficinas, testes e empresas parceiras
EDUCAçãO

Unileste realiza Encontrão Pré-Universitário com oficinas, testes e empresas parceiras

Evento gratuito acontece neste sábado nos campi de Fabriciano e Ipatinga, com mostras de cursos, bolsas e oportunidades de carreira