Alerj convoca eleição para definir novo presidente e governante interino do RJ
Votação no plenário deve ocorrer nesta quinta (26), após TSE confirmar que escolha de governador e vice será indireta até as eleições de outubro
26/03/2026 às 15:14por Redação Plox
26/03/2026 às 15:14
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delarori, informou na sessão plenária da manhã desta quinta-feira (26) que o plenário escolherá, ainda nesta tarde, o novo presidente da Casa. Pelo rito em curso, o eleito assumirá o governo do estado até as eleições majoritárias de outubro.
ALERJ escolhe nesta quinta-feira novo presidente da casa, que também será o novo Governador do Estado, até as eleições de Outubro.
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Eleição na Alerj ocorre após confirmação do TSE
A escolha foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar, nessa quarta-feira (25), que a eleição para os cargos de governador e vice-governador do Rio de Janeiro deverá ocorrer de forma indireta. A confirmação ocorreu depois de a Corte eleitoral corrigir a certidão do julgamento que condenou o ex-governador Cláudio Castro à inelegibilidade até 2030.
Renúncia de Cláudio Castro e condenação à inelegibilidade
Cláudio Castro renunciou ao cargo de governador na segunda-feira (23), com o objetivo de concorrer a uma vaga no Senado. Na terça-feira (24), o TSE o condenou à inelegibilidade por oito anos, a contar do pleito de 2022, o que deve impedir o ex-governador de disputar eleições até 2030. Segundo o texto, Castro afirmou que apresentará recurso contra a decisão.
Governo interino e sucessão no estado
No momento, quem assumiu interinamente o governo foi o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Couto.
A situação se estabeleceu porque o vice-governador, Thiago Pampolha, deixou o posto ao assumir um cargo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) em 2025, e o então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, está afastado da função.
Condenações e efeitos sobre o mandato de Bacellar
Thiago Pampolha e Rodrigo Bacellar também foram condenados no processo por abuso de poder político e econômico na campanha de reeleição de 2022. Pampolha foi condenado ao pagamento de multa. O TSE também declarou inelegível o deputado estadual Rodrigo Bacellar, ex-secretário de governo de Castro.
O tribunal determinou ainda que os votos recebidos por Bacellar sejam retotalizados, o que pode levar à perda do mandato de deputado estadual. A medida, porém, não é imediata, porque ainda cabe recurso.
Prisão e afastamento de Bacellar após operação da PF
Bacellar não exerce o cargo desde 10 de dezembro de 2025, após ter sido preso durante a Operação Unha e Carne, da Polícia Federal (PF), em 3 de dezembro.
De acordo com o texto, o parlamentar teria vazado informações sigilosas sobre a investigação contra o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, acusado de intermediar compra e venda de armas para o Comando Vermelho (CV).
Mensagens interceptadas pelos investigadores embasaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão e o afastamento de Bacellar da presidência da Alerj.