Saiba como lidar com a dor no nervo ciático, como ocorre com Yudi

Dores no ciático, maior nervo do corpo humano, são causadas, em sua maioria, por compressão do nervo e pode afetar desde a coluna até o pé

Por Plox

26/04/2019 11h44 - Atualizado há quase 6 anos

O dançarino e apresentador Yudi Tamashiro comentou em suas redes sociais sobre a dificuldade de andar sem a ajuda de um par de muletas, devido ao excesso de atividade física, na semana passada. Com muitas dores, o jovem contou que estava com o nervo ciático inflamado, quando ultrapassou os limites do corpo. Mas, o que é afinal a inflamação?
A dor ciática é uma irritação do nervo mais longo do nosso corpo, o nervo ciático. Ele também é muito volumoso, podendo ter a espessura de um dedo. Começa na espinha inferior e desce pela parte posterior de cada perna. É responsável pelo controle das articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também dos músculos posteriores da coxa e dos músculos da perna e do pé.Apresentador afirmou ter machucado o nervo ciático dançando Reprodução/Instagram

Yudi Tamashiro reclamou das intensas dores no ciático- Foto: Reprodução/Instagram

O ortopedista Fabiano Nunes, da Beneficência Portuguesa (BP), em São Paulo, explica que os excessos não são as únicas causas de dores no nervo, que podem ocorrer por traumas, machucados infeccionados ou compressão do nervo.

"A maioria dos casos de dores no ciático ocorre por compressões do nervo e podem ser causadas por hérnias de disco, bico de papagaio (osteofitose), tumores ou cistos. Algumas vezes, a compressão pode ocorrer na região do quadril, quando a pessoa senta em cima da carteira", afirma.

Tratamento

O tratamento para nervo ciático dolorido ou inflamado pode ser feito com uso de analgésicos, anti-inflamatórios, pomadas, massagens, uso de bolsas de calor e fisioterapia com exercícios específicos, conforme explica a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro.

Fabiano Nunes explica que em crises fortes de dor, pode ser preciso a internação, com uso de medicação endovenosa, com corticóides e analgésicos fortes e, se ainda não houver melhora, com um exame de imagem, é identificada a região acometida, e com uma injeção, é aplicada a medicação no local afetado. A última opção, dependendo do caso e da causa da dor, pode ser necessária uma cirurgia, como ocorre com compressões do nervo por hérnia de disco.

Recomendações

Para evitar, algumas recomendações são: evitar movimentos bruscos com a coluna vertebral, flexionar os joelhos ao invés de dobrar a coluna quando for pegar algo do chão ou erguer algum peso, praticar atividades físicas que ajudem a fortalecer a musculatura do corpo. Outra orientação é manter uma boa postura, se alongar e fazer intervalos para se movimentar sempre que estiver muito tempo em uma mesma posição.

Atualizada às 13h21

Destaques