Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Exibição da Esquadrilha da Fumaça reúne público recorde no Parque Ipanema

    Cerca de 40 mil pessoas se concentraram no principal cartão postal de Ipatinga e seu entorno para acompanhar as performances dos ases da Força Aérea Brasileira

    Por Plox

    26/04/2022 14h21 - Atualizado há 2 meses

    A volta da Esquadrilha da Fumaça a Ipatinga após 12 anos,  no último sábado (23), atraiu uma verdadeira multidão ao Parque Ipanema, a ponto da principal área de lazer e entretenimento do município já não comportar mais tanta gente. Assim é que muitas pessoas que, por uma razão ou outra, chegaram em cima da hora para a apresentação não tiveram alternativa senão buscar espaços no entorno que oferecessem melhor campo de visão. Estima-se que cerca de 40 mil moradores e visitantes de cidades vizinhas tenham afluído à região do mais atraente cartão postal da cidade para acompanhar as impressionantes acrobacias dos ases da Força Aérea Brasileira. 

    Foto: Divulgação PMI

     

    Mais cedo, no Aeroporto Regional do Vale do Aço, também foi muito concorrida a visitação aberta ao público para ver de perto os aviões Super Tucano A-29 e seus pilotos, ainda com direito a uma prévia do espetáculo que viria a seguir.O show acrobático que envolveu sete aeronaves, durante 36 minutos, começou pouco antes das 16h e deu sequência à programação do 58º aniversário de emancipação político-administrativa do município, que desde o início de abril vem movimentando a cidade com eventos como o Pescando no Parque e Comida di Buteco.  

    Sob o comando do tenente-coronel aviador Daniel Garcia, a equipe da FAB encantou a todos, crianças e adultos, com manobras como looping, parafuso, trevo, espelho, velocidade zero, DNA, diamante, sino e cruzamento. 

    Ao final da apresentação, cativando ainda mais a plateia, as aeronaves desenharam no ar uma cortina de fumaça em formato de coração, merecendo muitos aplausos de todos. 

    Festival da Banana e Mostra de Cinema

    Outro festejo integrante das comemorações do aniversário da cidade e que atraiu um número considerável de pessoas, sábado e domingo, foi a 29ª edição do Festival da Banana, na localidade de Pedra Branca. Por causa da pandemia, o evento não acontecia desde 2019, e foi retomado com shows, encontro de cavaleiros e a oportunidade de experimentar um rico cardápio de comidas típicas da zona rural ipatinguense. 

    De quinta a domingo (21 a 24 de abril), aconteceu também no Parque Ipanema a Mostra de Cinema Infantil promovida pela Casa Cult, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga. Num telão no deck da lagoa, foram exibidos clássicos intantis como Dora e a Cidade Perdida, Poropopó, Tito e os Pássaros e o Poderoso Chefinho 2. As atrações foram assistidas por inúmeras famílias que, enquanto os filmes não começavam, aproveitaram para fazer piqueniques no gramado do Parque. 

    Programação oficial

    Nesta semana, as comemorações são retomadas na quarta-feira (27), às 19h30, no Ipatingão, com a partida de futebol entre Ipatinga e Tupi de Juiz de Fora, válida pelo Módulo II do Campeonato Mineiro. Para o dia 28 de abril, quinta-feira, está programada a “Noite Gospel”, que contará com as bandas Evangélico Lar Music e Católico Ministério Liberi (CDD). 

    Na sexta-feira, 29 de abril, dia do aniversário da cidade, as comemorações terão início às 8h no Parque Ipanema, com a execução do hino de Ipatinga pelos educadores musicais da Secretaria de Educação (SME) e Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM); Passeio Ciclístico da Família; Grande Prêmio de Kart Ipatinga 58 anos; Mutirão da Cidadania, com diversas entidades parceiras, abrangendo serviços gratuitos e atendimento à comunidade, campanhas educativas, conscientização e atividades recreativas, artísticas e culturais; shows musicais a partir das 18h30 com a banda Art Vitrola e a dupla Leslie e Laurie. 

    Já no dia 30, sábado, no mesmo local, a programação terá início às 9h com a Feirarte Especial e a partir das 18h30 com shows da Equipe Dança Comigo e as bandas Tsunami do Forró e Boleros do Samba. O encerramento das festividades acontecerá no domingo (1º de maio), com as apresentações a partir das 16h, da Equipe Dança Comigo,  DJ Daniel Natal, Chamô pro Samba e Caio Lopes.

    A festa continua

    Satisfeito com a resposta positiva da comunidade ao programa oficial do 58º aniversário, o prefeito Gustavo Nunes comentou: “Este foi um final de semana que entrou para a história de Ipatinga, com a volta da Esquadrilha da Fumaça, depois de mais de uma década, atraindo um público recorde ao Parque Ipanema, e o retorno do já tradicional Festival da Banana após três anos. E isso é só o começo. Convoco todos os ipatinguenses a prestigiarem as solenidades e shows previstos para o próximo fim de semana, que ainda prometem marcantes momentos de alegria para todos”. 


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]