Barbie lança boneca com síndrome de Down em nova linha inclusiva

A síndrome de Down é uma condição na qual a pessoa nasce com um cromossomo extra, e ocorre em cerca de 1 em cada 700 bebês

Por Plox

26/04/2023 12h40 - Atualizado há mais de 1 ano

A Mattel, em parceria com a National Down Syndrome Society, desenvolveu uma nova boneca Barbie com síndrome de Down. A boneca, lançada nos Estados Unidos, tem características físicas, roupas e acessórios que buscam representar a realidade daqueles que convivem com a síndrome.

Uma linha inclusiva de bonecas

Foto: divulgação

A nova boneca faz parte da linha Fashionista 2023 da Barbie, que a empresa define como uma "gama inclusiva" projetada para "refletir o mundo que as crianças veem hoje". Bonecas anteriores da linha Fashionista incluíram uma boneca com aparelho auditivo, bonecas com cadeira de rodas e rampa, e uma Barbie e um Ken com vitiligo.

Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel, afirmou em um comunicado à imprensa que o objetivo é "permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que incentivam as crianças a brincar com bonecas que não se parecem com elas".

Características da nova Barbie

 

Foto: divulgação


 

A Barbie com síndrome de Down apresenta diversos elementos que representam a condição:

  1. Colar de pingente rosa: as três setas simbolizam a presença de três cópias do 21º cromossomo nas pessoas com síndrome de Down;
  2. Borboletas no vestido: a comunidade da síndrome de Down adotou a borboleta como seu símbolo;
  3. Design do vestido em azul e amarelo: essas cores também representam a conscientização sobre a síndrome de Down;
  4. Formato do rosto e dos olhos: a Barbie possui olhos em formato de amêndoa, comum entre pessoas com a síndrome, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention;
  5. Estrutura corporal: a boneca tem uma estrutura mais baixa e um tronco mais longo;
  6. Rosto e orelhas: o rosto da Barbie tem um formato mais arredondado, orelhas menores e uma ponte nasal achatada;
  7. Palmas das mãos: a boneca tem uma linha única nas palmas das mãos, característica comum entre pessoas com síndrome de Down.

A importância da representatividade

A síndrome de Down é uma condição na qual a pessoa nasce com um cromossomo extra, e ocorre em cerca de 1 em cada 700 bebês. Kandi Pickard, presidente e CEO da National Down Syndrome Society, comenta que a nova boneca representa muito para a comunidade: "Pela primeira vez, podem brincar com uma Barbie que se parece com elas. Essa Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo à frente para a inclusão e um momento que estamos celebrando".

Destaques