Cirurgiã plástica alerta para os riscos da busca incessante por padrões irreais de beleza
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em casos leves, intervenções estéticas podem servir como parte do tratamento para o transtorno dismórfico
Por Plox
26/04/2023 17h30 - Atualizado há mais de 1 ano
O ator canadense Saint Von Colucci faleceu precocemente aos 22 anos depois de passar por sua 12ª cirurgia plástica, com o intuito de se parecer com Jimin, integrante da banda sul-coreana de K-Pop BTS. Colucci enfrentou complicações durante a remoção de implantes de mandíbula, desenvolveu uma infecção e, mesmo após ser entubado, não sobreviveu. Esse trágico evento reacende o debate sobre a obsessão por padrões irreais de beleza.
A cirurgiã plástica Dra. Patrícia Marques afirma que essa obsessão tem um nome: transtorno dismórfico. O distúrbio distorce a percepção da própria aparência, fazendo com que mínimas imperfeições se tornem exageradamente visíveis no espelho. A expansão das redes sociais também contribui para isso: "A busca pela selfie perfeita e o uso excessivo de filtros para ocultar qualquer imperfeição podem revelar um problema", explica Marques.
O agente de Colucci, Eric Blake, confirmou ao jornal britânico que o ator não apreciava sua aparência ocidental e se sentia discriminado na Coreia do Sul. Ele interpretou Jimin do BTS em uma série coreana ainda inédita, intitulada Pretty Lies.
Cirurgia plástica e transtorno dismórfico
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em casos leves, intervenções estéticas podem servir como parte do tratamento para o transtorno dismórfico. No entanto, é crucial que o profissional seja especializado e comprometido eticamente em realizar apenas procedimentos adequados para o paciente. Esse transtorno é um problema mental, manifestando-se fisicamente e levando indivíduos a buscar cirurgias plásticas, dermatologistas, dentistas e academias.
Membro da SBCP, Dra. Patrícia enfatiza a importância de estar alerta ao comportamento de cada paciente que busca uma cirurgia plástica. “Em casos suspeitos, devemos buscar a ajuda de um psicólogo para diagnosticar e tratar a doença, se necessário”, diz ela.
Além de Colucci: outros casos de busca pela aparência de Jimin
Saint Von Colucci não foi o único a desejar a aparência de Jimin. O influenciador britânico Oli London também passou por várias cirurgias plásticas com esse objetivo. “Muitas vezes, a cirurgia plástica é associada erroneamente apenas à intenção de se parecer com alguém ou se adequar aos padrões. No entanto, a cirurgia plástica é, principalmente, um compromisso com a autoestima. Apenas quem tem um desconforto físico conhece o verdadeiro valor de fazer algo por si mesmo que substitua aquela sensação anterior, mas há um limite saudável e o médico precisa estar atento para identificar isso”, conclui.