Hospital em Ipatinga integra estudo em parceria com o Ministério da Saúde

Pesquisa busca estimar prevalência e fatores associados à infecção por HTLV e outras ISTs

Por Plox

26/04/2023 16h53 - Atualizado há cerca de 1 ano

O Hospital Márcio Cunha (HMC), localizado em Ipatinga, Minas Gerais, foi escolhido para integrar o estudo "Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na maternidade" (PRISMA). O projeto, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS), visa estimar a prevalência e os fatores associados à infecção por HTLV e outras ISTs em parturientes de todo o Brasil.

Foto: Divulgação

 

O estudo PRISMA ocorre simultaneamente em diversos centros de pesquisa do país, seguindo o mesmo protocolo. A coleta de dados inclui entrevistas e coleta de material biológico para exames de HIV, Sífilis, HTLV e Hepatites B e C. No HMC, a pesquisa abrangerá parturientes entre 16 e 49 anos, com previsão de participação de 400 mulheres, em um período de até seis meses. O recrutamento e a participação são voluntários, e o início da pesquisa está previsto para maio deste ano.

Impacto na saúde pública e nas políticas públicas

Alessandra Bastos Borges, analista de Ensino e Pesquisa da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), ressalta a importância do caráter transdisciplinar do projeto, que engloba áreas como vigilância de IST e saúde pública. Segundo ela, "os resultados esperados têm potencial de causar grande impacto nas políticas públicas e na ciência, na medida em que trarão dados e respostas inéditas de epidemiologia e fatores associados. Também pode contribuir para a inclusão desses exames durante o pré-natal pelo SUS. Assim, será possível definir medidas para prevenir e controlar a disseminação dessas infecções”.

Conhecendo o HTLV

O HTLV, vírus da mesma família do HIV, infecta células importantes para a defesa do organismo. A infecção ocorre pelo contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada, sendo uma das principais formas de transmissão a "transmissão vertical", que acontece quando a mãe infectada passa o vírus para o bebê durante o parto ou o aleitamento materno.

Embora a maior parte dos portadores de HTLV não desenvolva problemas de saúde relacionados à infecção, a doença pode gerar complicações em função do tipo de vírus e da resposta imune de cada indivíduo. A prevenção inclui cuidados básicos, como o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização dos exames pré-natal durante a gravidez.

Destaques