Pelé vira adjetivo sinônimo de 'excepcional' no dicionário Michaelis
Rei do futebol morreu em dezembro de 2022 e ganhou status de adjetivo na edição digital de dicionário para representar 'aquele que é fora do comum'
Por Plox
26/04/2023 16h35 - Atualizado há mais de 1 ano
Pelé se tornou eteno também na língua portuguesa. O apelido de Edson Arantes do Nascimento, o rei do futebol, se tornou verbete na edição digital do Dicionário Michaelis. A novidade foi anunciada durante o evento Summit Sports, realizado no Pacaembu, que contou com a presença de familiares do maior jogador da história, que foram presenteados com uma placa em referência ao verbete.
O cenário traz a seguinte definição:
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.
A explicação da palavra também vai ser incluída nas próximas versões impressas do dicionário. A campanha foi liderada pela Pelé Foundation, que fez uma publicação no Instagram sobre o nome do Rei no dicionário.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em São Paulo.Ele estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória. O maior jogador de futebol do mundo foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021.