Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O MEC anunciou a extensão do prazo para chamadas da lista de espera, visando preencher todas as 67.301 vagas disponíveis

Por Plox

26/04/2024 16h48 - Atualizado há cerca de 2 meses

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. Inicialmente previsto para encerrar na próxima terça-feira, 30 de abril, o período agora vai até o dia 17 de maio, conforme publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Neste primeiro semestre, estão disponíveis 67.301 vagas pelo Fies. Até o momento, o MEC realizou cinco chamadas de candidatos que estão na lista de espera. As vagas que não forem preenchidas até o fim deste prazo serão oferecidas no processo seletivo do segundo semestre de 2024, com uma expectativa total de 112.168 vagas para o ano.

Os estudantes interessados em obter o financiamento devem se dirigir à instituição de ensino escolhida, onde uma comissão permanente responsável pelo Fies orientará sobre a documentação necessária. Após essa etapa, os candidatos devem se dirigir ao banco parceiro para finalizar o processo de financiamento.

Detalhes sobre o financiamento Fies

O Fies é destinado aos estudantes que desejam cursar graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do programa. Para ser elegível, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado pelo menos 450 pontos em média e 400 pontos na redação. Além disso, a renda familiar mensal per capita não deve ultrapassar três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.236,00.

O programa facilita o acesso ao ensino superior com condições favoráveis de financiamento. Os beneficiários começam a pagar o financiamento apenas após a conclusão do curso, com taxa de juros zero para todos. Para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.118), o programa não exige fiador.

Destaques