Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026 e reajuste já impacta benefícios do INSS
Aumento de 6,79% (R$ 103) foi definido pelo Decreto 12.797/2025, com base no INPC e no crescimento do PIB, limitado pelo arcabouço fiscal
Em uma operação deflagrada na terça-feira, 23 de abril, o Ministério da Agricultura, juntamente com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, apreendeu aproximadamente 20 toneladas de queijo em Patos de Minas, Minas Gerais. A iniciativa partiu após uma denúncia feita através da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), que apontava a fabricação e comercialização de queijos sem a devida regulamentação.

As investigações conduziram as autoridades a dois estabelecimentos na região, onde foi constatada a existência de uma rede ilegal de produção desses queijos, os quais eram destinados à fabricação de pão de queijo em Curitiba, Paraná. Durante a fiscalização, grandes quantidades de queijo foram encontradas em condições insalubres, sem controle higiênico-sanitário adequado. Foi identificado também o uso de selos de inspeção federal e estadual falsificados.
O material apreendido foi descaracterizado e descartado, sendo posteriormente encaminhado para destruição no aterro sanitário de Patos de Minas. A operação ressalta a importância de denúncias por parte dos cidadãos para a identificação e desarticulação de atividades ilegais que comprometem a saúde pública.