Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta

Candidatos devem solicitar isenção e justificar ausências anteriores até 23h59

Por Plox

26/04/2024 14h28 - Atualizado há cerca de 2 meses

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 encerra às 23h59 desta sexta-feira. A data limite é a mesma para aqueles que obtiveram a isenção em 2023, mas não compareceram ao exame.

O Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, orienta que a solicitação e a justificativa de ausência sejam feitas exclusivamente pela Página do Participante.


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Critérios de isenção: 

Podem solicitar a isenção estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, além de pessoas com renda per capita de até um salário mínimo e meio e inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

Divulgação dos resultados:

 Os resultados dos pedidos de isenção serão anunciados em 13 de maio. Caso haja discordância, o período para recurso será de 13 a 17 de maio, com o resultado final dos recursos previsto para 24 de maio.

Inscrição necessária: 

O Inep ressalta que a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no Enem 2024. Os interessados deverão inscrever-se posteriormente na mesma plataforma.

Incentivo do programa Pé-de-Meia: 

Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas participantes do programa Pé-de-Meia e que estiverem presentes nos dois dias do Enem receberão um incentivo de R$ 200 ao concluir a etapa.

Sobre o Enem: 

Há mais de 20 anos, o Enem é essencial para avaliação do desempenho escolar ao final do ensino médio e crucial para o acesso ao ensino superior no Brasil, influenciando seleções do Fies e ProUni, além de ser reconhecido por universidades portuguesas para processos seletivos.

Destaques