Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
Durante a abertura da 8ª Safra Mineira de Açúcar e Etanol, realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), declarou nesta sexta-feira (25) que está à disposição para disputar o Governo de Minas Gerais em 2026, caso seja convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Foto: Agência Brasil Questionado sobre a possibilidade de concorrer ao cargo, principalmente se o atual favorito de Lula, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), optar por não disputar, Silveira destacou seu compromisso com a política. "Estarei sempre, enquanto Deus me der saúde e vida, pronto para servir ao meu estado, ao país, para contribuir", afirmou.
"Então, o fato de ser governador, senador, deputado ou até mesmo estar sem mandato, como agora, sendo ministro de Estado, em qualquer posição do campo que eu for escalado pelo presidente Lula, eu vou jogar.\
Além da possível candidatura ao governo estadual, Alexandre Silveira também é apontado como um dos nomes para a disputa ao Senado em 2026. Sobre Rodrigo Pacheco, o ministro demonstrou respeito e admiração, descrevendo-o como um "nome preparado para assumir qualquer cargo público no país". Segundo ele, a decisão de entrar na corrida eleitoral é algo pessoal e reforçou que há um desejo de Lula em ter Pacheco como seu principal representante em Minas Gerais.
Silveira ainda reiterou seu compromisso com a reeleição de Lula, mas ponderou que o cenário político ainda está em formação e que haverá muito diálogo até a definição dos candidatos. "Essas questões ainda estão em fase de amadurecimento, ainda tem muita água para rolar, isso faz parte da política. O que eu defendo é a boa política, aquela construída para resolver problemas reais da sociedade", concluiu.