Sá & Guarabyra anunciam separação após mais de 50 anos de carreira

Dupla pioneira do rock rural comunica fim das atividades e celebra trajetória repleta de sucessos

Por Plox

26/04/2025 19h24 - Atualizado há 1 dia

A história de uma das maiores duplas do rock rural brasileiro chega ao fim. Na tarde deste sábado, 26 de abril, Sá & Guarabyra anunciaram a dissolução da parceria em comunicado publicado nas redes sociais.


Imagem Foto: Redes Sociais


Após mais de cinco décadas de carreira, os músicos explicaram que a separação se deu por 'causas naturais' e garantiram que a decisão foi tomada sem qualquer tipo de desavença. $&&$“O fato de morarmos há bastante tempo em cidades e estados diferentes acabou por nos fazer criar raízes diversas com outros parceiros mais frequentes e próximos”$, justificaram.


A dupla, formada pelo carioca Luiz Carlos Sá e o baiano Guttemberg Guarabyra, consolidou sua trajetória desde 1971, inicialmente com o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, ao lado do saudoso Zé Rodrix. Em 1974, já como dupla, lançaram o primeiro álbum, 'Nunca'. A explosão de popularidade veio em 1977 com 'Pirão de Peixe com Pimenta', que imortalizou canções como 'Sobradinho' e a primeira gravação de 'Espanhola'.



O legado musical de Sá & Guarabyra inclui sucessos marcantes como 'Dona', eternizada pelo grupo Roupa Nova, e músicas que ganharam espaço em trilhas sonoras memoráveis, como 'Roque Santeiro' com o tema-título e 'Verdades e Mentiras', e 'Estrela Natureza' em 'Pantanal' (1990). Outros destaques da carreira incluem 'Caçador de Mim', também famosa na voz de Milton Nascimento, e 'Espanhola', regravada por Flávio Venturini com enorme sucesso.



Mesmo com a separação anunciada, Sá & Guarabyra ainda cumprirão os quatro shows já agendados, previstos entre maio e setembro, com apresentações em São Paulo, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte e Itajaí. Assim, encerram um capítulo fundamental da música brasileira, deixando um repertório que atravessou gerações e consolidou o estilo conhecido como rock rural.


Destaques