Com apenas 9 anos, o menino Vinicius Schvartz está dando o que falar com suas aulas de ciências no You Tube. O garoto conta com 57 mil seguidores e depois de pesquisar os assuntos, posta seus vídeos no canal, explicando temas complexos de uma maneira simplificada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/Z/oe5Sa1QoiTENxIzZvw4w/print-do-canal.png)
Vinicius Schvartz tem apenas 9 anos e tem seu canal no Youtube — Foto: Reprodução/Youtube
De acordo com Claudia Schvartz, mãe do menino, ele sempre se mostrou precoce. Andou aos nove meses, começou a ler aos três. Os temas científicos começaram quando Claudia deu para o garoto um livro ilustrado sobre o corpo humano, quando foi a uma feira de livro. No local havia bonecos que a mãe resolveu levar para o filho. "Quando eu cheguei em casa, fui dar os bonecos e dei livro também. Ele nem ligou para os bonecos e ficou fascinado pelo livro”, diz a mãe.
A partir daí, ele deu início a pesquisas sobre anatomia, até descobrir o espectro da luz visível. Com isso, Vinicius criou o canal no You Tube para explicar de maneira simples o que aprendia e para ocupar o tempo. Lá, ele explica desde o que é o efeito fotoelétrico, a anatomia do olho humano, a quarta dimensão e o espaço-tempo. Ele aborda desde assuntos sobre física, biologia, anatomia e até astronomia. Os vídeos têm até oito minutos de duração e são produzidos com o apoio da mãe. "Eu vejo nos livros, como o vídeo da energia eletrostática para pintar carros, ou pelo Google mesmo, aí eu gravo e posto", esclarece o menino. Tanta curiosidade e jeitinho para explicar como as coisas funcionam, renderam a Vinicius uma bolsa de estudos num colégio particular.
Veja um dos vídeos de Vinicius:
Atualizada às 9h29