Ipatinga reforça suas equipes de saúde com credenciamento em Programa de Residência

Ao todo, serão ofertadas seis vagas de residência para médicos. Além de um salário integral, os profissionais recebem uma bolsa no valor de R$ 3.330,43

Por Plox

26/05/2019 10h48 - Atualizado há quase 5 anos

Uma inédita e importante conquista assegurada pela Prefeitura de Ipatinga-MG junto ao Ministério da Educação trará benefícios à população na área da saúde. O município recebeu do MEC o credenciamento para a contratação de seis novos médicos, que vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. 

A novidade chega num momento em que a Administração municipal vem buscando, de maneira recorrente, contratar profissionais para ocupar as vagas no Programa Saúde da Família e assim melhorar o atendimento nos postos da cidade.  

“O Programa de Residência é um presente para o município. Os médicos terão a oportunidade de se tornar especialistas, recebendo, além de um salário integral, uma bolsa de residente no valor de R$ 3.330,43. Já a nossa população não ficará descoberta, uma vez que as vagas serão preenchidas para cobrir a atenção primária. E, por outro lado, será dada a oportunidade, ainda, aos profissionais que já atuam nos postos, de se tornarem preceptores, ou seja, responsáveis por supervisionar o desenvolvimento dos residentes nesta especialidade. Todos ganham”, enfatiza o prefeito Nardyello Rocha. 

Neste ano, serão ofertadas seis vagas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, sendo três de nível I e três de nível II. Cada etapa terá duração de um ano, sendo que os médicos terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais nos postos de saúde. 

Segundo a secretária de Saúde, Érica Dias, “o município já se organiza para realizar em outubro a etapa de seleção de médicos para preenchimento das vagas. Em março de 2020, os médicos iniciarão a residência nas Unidades de Saúde. E não para por aí. A Secretaria de Saúde de Ipatinga já trabalha para elevar a sete o número de vagas do Programa, visando o credenciamento também para o setor de Urgência e Emergência”, detalhou.

rica Dias - secretária de Saúde de Ipatinga(Foto: SECOM/PMI)

Presente para o município

Mariana Jordão Barreto é a primeira médica residente do Programa pela Fundação São Francisco Xavier, atuando na Unidade Básica de Saúde do bairro Bethânia. Ao contar sobre a sua experiência, a profissional se mostra apaixonada pelo que faz. “Saúde não é só ausência de doença, mas é ter também bem-estar social. Então, todas as vezes que eu realizo uma consulta de pré-natal, que eu atendo um idoso, um paciente domiciliar, meu foco está voltado para a promoção da saúde, a prevenção, a reabilitação. Como residente do Programa de Medicina de Família e Comunidade, sou estimulada a olhar para a saúde do paciente como um todo e não apenas uma parte. Isso faz com que os serviços de saúde se tornem menos onerosos e a medicina substitua o modelo meramente curativista por um modelo que seja voltado para as reais necessidades de cada pessoa”, explica.

A médica Mariana Jordão é residente pela FSFX na UBS do Bethânia e avalia como positiva a conquista para profissionais da Região(Foto: SECOM/PMI)

Destaques