Coronavírus: Prefeitura de Timóteo realiza testes rápidos no Sodalício Tio Questor

De acordo com a Prefeitura, internos e funcionários fizeram o teste, como medida preventiva 

Por Plox

26/05/2020 14h00 - Atualizado há quase 4 anos

Uma equipe médica da Covid-19 em conjunto com servidores do PSF do bairro Primavera estiveram nessa segunda (25) e terça-feira (26) no Sodalício Tio Questor para fazer testes rápidos nos internos e profissionais da instituição.

A iniciativa segundo explicou Madalena Rodrigues, gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, foi adotada a partir da ocorrência de dois casos suspeitos na entidade. “Coletamos os testes como precaução a fim de bloquear à possível propagação do vírus”, disse. No primeiro dia foram realizados 27 testes em internos e outros 12 foram feitos nesta terça.

O médico da equipe Covid-19 da Prefeitura de Timóteo, Natan Augusto Caetano Oliveira, ressaltou a importância da prevenção e a detecção de casos assintomáticos e suspeitos num local que abriga membros do grupo de risco.

 

Covid-19 Sodalicio 2Foto: divulgação
 

O vírus da Covid-19, o Sars-CoV-2, é transmitido por gotículas de saliva e secreção e tem alto índice de transmissibilidade. Acomete mais gravemente em idosos e portadores de comorbidades, principalmente aqueles com doenças nos aparelhos cardiovascular e respiratório, diabetes, portadores de hipertensão e imunossupressão. 

Neste sentido, o departamento de Vigilância em Saúde de Timóteo, frente ao cenário da pandemia, tomou várias medidas de prevenção e controle nas instituições de acolhimento, devido aos riscos para os internos e de maneira geral os profissionais de saúde que fazem parte de um grupo de risco de exposição laboral porque mantém contato direto com os pacientes. 

“É imprescindível assegurar a proteção da saúde dos profissionais por meio de adoção de medidas pontuais de controle, de forma que estes tenham condições seguras de trabalhar e exercerem seu papel no cuidado com os idosos”, pontuou Madalena Rodrigues.
 

Destaques