Ipatinga: HMC suspende consultas e exames eletivos

Serão mantidas cirurgias de urgência e consultas de pré-natal, de ortopedia e oncologia

Por Plox

26/05/2020 13h52 - Atualizado há quase 4 anos

Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) tem adotado uma série de ações na unidade com o objetivo de prevenir e minimizar a propagação da COVID-19. Com o crescimento no número de casos suspeitos e confirmados na região e a demanda aumentada pela utilização dos serviços hospitalares, nos próximos dias, o HMC suspenderá suas atividades eletivas. Tal iniciativa se faz necessária para organização dos serviços de saúde, garantia de manutenção de insumos, como Equipamentos de Proteção Individual e mobilização de profissionais para linha de cuidado do Coronavírus.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 15.44.17Foto: Divulgação
 

Sendo assim, como medida de precaução, a partir do dia 28/05 (quinta-feira) todas as cirurgias eletivas agendadas nas unidades I e II do HMC estão canceladas por tempo indeterminado. Serão realizadas apenas as cirurgias eletivas oncológicas e os procedimentos cirúrgicos de Urgência e Emergência nas unidades de bloco cirúrgico do HMC, sendo que os casos serão avaliados de forma criteriosa. Já os atendimentos às consultas ambulatoriais serão paralisados a partir do dia 01/06 (segunda-feira) no hospital, também sem previsão de serem retomados. Serão mantidas apenas consultas de pré-natal realizadas no HMC I, consultas no ambulatório de ortopedia realizadas no HMC II e consultas oncológicas na Unidade de Oncologia e no HMC II.

Será ampliada a oferta das coletas domiciliares e a partir da próxima segunda-feira (01). A Central de Entrega de  Resultados, localizada no Bom Retiro, terá horário de funcionamento diferenciado, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. Já as unidades descentralizadas terão atendimento com demandas reduzidas mediante agendamento. A unidade de Oncologia do HMC mantém os serviços de quimioterapia e radioterapia. O Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém atendimentos das urgências e os atendimentos ambulatoriais estão reduzidos.
 
A Fundação São Francisco Xavier ressalta que está preparada, com equipes orientadas e altamente capacitadas que seguem com responsabilidade todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. A Instituição reforça a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível. 

Continua suspensa, por tempo indeterminado, a presença de acompanhantes em todas as unidades da FSFX. A restrição não se aplica aos casos previstos em lei. Nesse momento, é essencial o cumprimento de todas as orientações para evitar aglomerações, e garantir segurança aos pacientes e colaboradores. O Hospital Márcio Cunha está preparado para enfrentamento da pandemia e está em constante atualização de seus protocolos para garantir assistência qualificada e segura aos seus usuários.

Sabemos que o momento é de preocupação. Mas, para evitarmos a maior propagação do Coronavírus e garantirmos o atendimento médico a quem precisa, fique atento a algumas orientações:

Obedecendo recomendações e protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, fica determinado que só poderão entrar em TODAS as unidades da Fundação São Francisco Xavier, as pessoas que estiverem utilizando máscara. 

A FSFX criou o Alô Usisaúde para clientes da Operadora. O canal é exclusivo para esclarecer dúvidas de saúde e sobre o Coronavírus. Caso seja beneficiário da Usisaúde e perceba sintomas como: tosse seca, dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo, coriza e febre, entre em contato pelo telefone 0800 772 8999, diariamente, 24 horas por dia.

Idosos ou pessoas do grupo de risco do Coronavírus devem comparecer as unidades somente em casos de necessidade de atendimento próprio.

(Atualizada 16h16)

Destaques