Prefeitura e Usiminas intensificam trabalho de desinfecção em Ipatinga

Pontos de ônibus e praças são as principais áreas cobertas pelas pulverizações

Por Plox

26/05/2020 16h27 - Atualizado há quase 4 anos

Como prevenção contra o Coronavírus, a Prefeitura de Ipatinga retomou nesta terça-feira (26), por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e em parceria com a Usiminas, os trabalhos de higienização de espaços públicos da cidade. Esta já é a terceira ação de desinfecção, abrangendo diversos pontos da área urbana.
 
Na manhã desta terça, a atividade aconteceu na praça central e pontos de ônibus do bairro Horto; quiosque dos aposentados na avenida Fernando de Noronha e ainda a praça na rotatória próxima à UBS, no Bom Retiro, além de pontos de ônibus nas imediações da unidade II do Hospital Márcio Cunha.

Desinfecção finalFoto: Divulgação PMI


 
As ações terão sequência nos pontos de ônibus próximos à unidade I do Hospital Márcio Cunha (HMC), no bairro Das Águas, além do Centro Comercial do Cariru, e os pontos de ônibus ao longo da avenida João Valentim Pascoal, no centro da cidade.
 
Nesta quinta-feira (28), a desinfecção será nos pontos de ônibus da avenida Felipe dos Santos, no bairro Cidade Nobre, região do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

Desinfecção 1Foto: Divulgação PMI
 


 
Também serão higienizadas a área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã, e as praças dos bairros Vila Celeste e Bom Jardim, junto às avenidas Luiza Nascimbene e das Flores, respectivamente.
 
Dinâmica dos trabalhos
 
Em um primeiro momento é feita a lavagem dos locais com o composto químico “hipoclorito de sódio”, popularmente conhecido como água sanitária. Porém, para o caso específico de desinfecção no combate ao Coronavírus, a concentração do produto é superior àquela comumente comercializada no mercado. Em seguida é utilizado o hidróxido de amônia, que tem durabilidade e eficácia de limpeza e desinfecção de até sete dias no ambiente.
 
O produto utilizado na higienização, capaz de matar vírus e bactérias, inclusive o Coronavírus, pode causar danos a vestimentas em caso de contato com o material. Por isso, a Prefeitura orienta as pessoas para que, notadamente nos pontos de ônibus, evitem utilizar os bancos para se sentarem antes de estarem completamente secos. 

Destaques