Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
Pela primeira vez, agricultores familiares indígenas de 35 aldeias localizadas em São João das Missões, no Norte de Minas, além de comunidades de outros nove municípios mineiros, terão acesso direto a um importante recurso financeiro.
Foto: Janaina Rochido / Seap O valor, que totaliza R$ 1,5 milhão, será destinado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conforme anúncio do Governo de Minas Gerais. Essa destinação inédita tem como foco exclusivo o apoio aos povos indígenas envolvidos com a agricultura familiar.
O programa, além da verba financeira, prevê o suporte técnico especializado por meio do Sistema Agricultura, que atua no âmbito estadual. A proposta é garantir melhorias concretas na produção, elevar os níveis de produtividade e assegurar o fortalecimento das atividades agrícolas realizadas nessas comunidades.
A ação representa um avanço no reconhecimento das práticas sustentáveis e no fortalecimento da autonomia econômica das populações indígenas em Minas Gerais.
Com o investimento, espera-se impulsionar a segurança alimentar e ampliar a capacidade produtiva dos agricultores indígenas, promovendo também o desenvolvimento regional por meio de políticas públicas inclusivas e direcionadas.
A iniciativa foi divulgada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (26), destacando o caráter pioneiro da ação e o compromisso com a valorização da diversidade produtiva do território mineiro.