PRF intercepta carro com 109 trinca-ferros silvestres em MG

Aves seriam vendidas ilegalmente em feira no Rio de Janeiro; motorista assinou TCO e foi liberado

Por Plox

26/05/2025 18h02 - Atualizado há 2 dias

Uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de 109 trinca-ferros silvestres que estavam sendo transportados ilegalmente em Minas Gerais.


Imagem Foto: Reprodução / Polícia Rodoviária Federal


A apreensão ocorreu na noite de domingo (25), no quilômetro 303 da BR-326, próximo ao município de Caxambu, no Sul do estado. Os agentes abordaram um Fiat Siena com placa de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e descobriram que o porta-malas do veículo estava lotado de gaiolas e redes contendo dezenas de aves da espécie trinca-ferro, nativas da Mata Atlântica.



O motorista relatou à PRF que havia adquirido os pássaros em Campanha, também no Sul de Minas, com a intenção de revendê-los em uma feira no município fluminense de Duque de Caxias. Ele foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), conforme o artigo 29 da Lei 9.605, que trata de crimes ambientais relacionados à fauna silvestre.



Todo o material — incluindo o veículo, as gaiolas e as aves — foi apreendido. Os trinca-ferros foram levados à Polícia Ambiental Militar, que dará prosseguimento à identificação técnica e às medidas legais necessárias.


De nome científico Saltator similis, o trinca-ferro é conhecido em várias regiões do Brasil por diferentes nomes populares, como verdão, joão-velho, chama-chico, bico-de-ferro e tempera-viola. Sua bela vocalização torna a espécie alvo frequente de traficantes de animais silvestres. Esses pássaros são encontrados especialmente nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país.


Destaques