Ipatinga realiza curso de qualificação para cipistas eleitos 

16 novos membros de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estudam durante três dias sobre temas de segurança 

Por Plox

26/06/2019 13h59 - Atualizado há quase 5 anos

Com o intuito de focar na qualificação dos cipistas e também em busca de estratégias para que os trabalhadores ampliem a luta por uma melhor segurança no trabalho, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Administração, ofertou aos empossados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), neste mês de junho, um curso de capacitação. Com duração de três dias, a formação termina nesta quinta-feira (27). 

Os dezesseis novos membros empossados para atuar na gestão 2019/2020 estão recebendo treinamento dos servidores da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), representados pelo engenheiro Getro de Paula e o técnico de segurança Lucas Damasceno. 

cipa(Foto: SECOM/PMI)

Com carga horária de 20 horas, os cipistas estão recebendo qualificações relacionadas à análise de acidente e doença do trabalho; condições e risco do ambiente; combate a incêndio e pânico, e também legislações trabalhista e previdenciária. Os membros também recebem aula prática com a equipe técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre noções de primeiros socorros. 

O que é Cipa?

O objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é a prevenção de acidentes e o combate a doenças decorrentes do trabalho. Por meio dela, é focada a necessidade de melhorias constantes nas condições de trabalho, de modo a tornar as atividades compatíveis com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A última vez que a Prefeitura de Ipatinga teve uma CIPA foi no período de 1994 a 1995. Há 24 anos a Comissão não funcionava.
cipa-1(Foto: SECOM/PMI)

 


 

Destaques