Pelo SUS: médicos realizam primeira cirurgia para diabetes tipo 2 do Brasil

26/06/2019 08:42

O procedimento que demorou pouco mais de 40 minutos

Publicidade

O Hospital regional da Asa Norte, em Brasília-DF, realizou um feito histórico nessa terça-feira (25). Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foi feita a primeira cirurgia para tratar diabetes do tipo 2 do Brasil.

O procedimento que demorou pouco mais de 40 minutos, teve a intervenção chefiada pelo médico Renato Teixeira,coordenador do Serviço de Cirurgia do Diabetes do Distrito Federal.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DFINTERNA-5-8

Segundo o médico, o quadro clínico do paciente podia evoluir para cegueira e ele não respondia mais ao tratamento. “Estamos sendo inovadores em Brasília. A cirurgia é efetiva para o diabetes, e muito segura. Com isso, podemos evitar mortes, sequelas, infarto e diminuir o custo dos medicamentos que esses pacientes usam a vida toda. Pelo Ministério da Saúde, são gastos em torno de R$ 1 bilhão somente com medicamentos”, afirmou o cirurgião.

O procedimento cirúrgico

De acordo com a explicação do doutor renato, o paciente diabético tipo 2 é beneficiado com o desvio do trânsito do alimento direto para o final do intestino. Lá, é produzida a substância incretina, que atua no pâncreas e o faz produzir insulina mais rápido, reduzindo, desta forma, os níveis de glicose no sangue.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF48127706801 3968576b92 k

A cirurgia é muito pouco invasiva e o estômago é cortado em duas partes. Depois, o intestino é cortado em forma de Y e uma dessas partes é ligada ao estômago. Assim, o alimento é desviado para mais próximo do final do intestino.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF​​​​​​​48127704376 0b2c7f1755 k



Publicidade