Pelo SUS: médicos realizam primeira cirurgia para diabetes tipo 2 do Brasil
O procedimento que demorou pouco mais de 40 minutos
Por Plox
26/06/2019 08h42 - Atualizado há mais de 5 anos
O Hospital regional da Asa Norte, em Brasília-DF, realizou um feito histórico nessa terça-feira (25). Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foi feita a primeira cirurgia para tratar diabetes do tipo 2 do Brasil.
O procedimento que demorou pouco mais de 40 minutos, teve a intervenção chefiada pelo médico Renato Teixeira,coordenador do Serviço de Cirurgia do Diabetes do Distrito Federal.
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF
Segundo o médico, o quadro clínico do paciente podia evoluir para cegueira e ele não respondia mais ao tratamento. “Estamos sendo inovadores em Brasília. A cirurgia é efetiva para o diabetes, e muito segura. Com isso, podemos evitar mortes, sequelas, infarto e diminuir o custo dos medicamentos que esses pacientes usam a vida toda. Pelo Ministério da Saúde, são gastos em torno de R$ 1 bilhão somente com medicamentos”, afirmou o cirurgião.
O procedimento cirúrgico
De acordo com a explicação do doutor renato, o paciente diabético tipo 2 é beneficiado com o desvio do trânsito do alimento direto para o final do intestino. Lá, é produzida a substância incretina, que atua no pâncreas e o faz produzir insulina mais rápido, reduzindo, desta forma, os níveis de glicose no sangue.
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF
A cirurgia é muito pouco invasiva e o estômago é cortado em duas partes. Depois, o intestino é cortado em forma de Y e uma dessas partes é ligada ao estômago. Assim, o alimento é desviado para mais próximo do final do intestino.
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF