Voluntários de Timóteo participam da campanha Junho Vermelho 

Secretaria de Saúde de Timóteo estimula doação de sangue

Por Plox

26/06/2019 08h10 - Atualizado há quase 5 anos

Timóteo-MG aderiu à campanha nacional Junho Vermelho para divulgação da importância de se doar sangue para o armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso em uma transfusão de sangue. Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio do Departamento de Atenção Básica, tem desenvolvido ações de conscientização nas unidades de saúde e equipes de Estratégia de Saúde da Família. 

Além de ser um gesto de solidariedade, a doação pode salvar vidas. Com este intuito, no último dia 15, a o projeto Tenda da Saúde esteve na rotatória do bairro Alegre, cadastrando pessoas interessadas em participar da campanha. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma enfermeira e transporte para conduzir os interessados até ao Centro de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), instituição referência regional para a coleta de sangue. 

Campanha doação de sangue (2) (1)
(Foto: divulgação/ PMT)

Parte dos doadores voluntários cadastrados fizeram a doação na terça-feira. O grupo restante fará a doação nesta quarta, pela manhã. Cerca de 20 pessoas atenderam ao chamado da campanha. As demais pessoas que se sensibilizarem com a campanha, devem procurar diretamente o Centro de Hemoterapia por meio do telefone 38299600.

“O atendimento foi muito bom. Passamos pela triagem e as profissionais foram muito atenciosas. Na hora de tirar sangue, não precisa ficar com medo, pois salvar vidas não dói”, expôs a cabeleireira Adelaide Marcolino Oliveira. Por sua vez, a autônoma Maria Elizabeth Silva Carvalho, destacou a importância das doações de sangue, frisando a questão de fraternidade. “Todos devem fazer esse gesto de doar, pois Jesus doou o seu sangue por nós e temos que fazer o mesmo pelo próximo”. 

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, para ser doador de sangue, é preciso, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais que 52 quilos, ter comportamento sexual seguro. Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos, podem fazer a doação desde que o responsável esteja presente ou com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório do genitor ou responsável ausente. 

Campanha doação de sangue (1)(Foto: divulgação/ PMT)

 

 

Destaques