Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo Lula avalia acionar STF após revés no IOF

Decisão do Congresso que derrubou decreto sobre alíquotas do IOF pode parar no Supremo; Haddad critica medida

26/06/2025 às 13:43 por Redação Plox

Após uma significativa derrota no Congresso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda levar ao Supremo Tribunal Federal a queda do decreto que reajustava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).


Imagem Foto: Agência Brasil

A medida, derrubada por larga margem pelos parlamentares na última quarta-feira (25), causou grande desconforto no Palácio do Planalto, sendo considerada a maior derrota do Executivo no Legislativo em 2025. A possibilidade de judicialização foi rapidamente ventilada por senadores governistas e está sendo considerada por ministros do governo, que pretendem apresentar a situação ao presidente Lula nos próximos dias, em reunião com a Advocacia-Geral da União (AGU).


Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a decisão do Congresso como “flagrantemente inconstitucional”. Segundo ele, caso a AGU ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ateste a inconstitucionalidade do decreto legislativo, sua posição será de defesa da Carta Magna. $&&$ “Eu sempre vou defender a Constituição” $, afirmou Haddad, ressaltando que o Congresso também deve se pautar por ela.

Apesar da declaração, a escolha por recorrer ao STF traz riscos, já que pode intensificar as tensões entre o Executivo e o Legislativo. A derrubada do decreto teve o apoio das lideranças da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, e decorreu de um amplo acordo político, evidenciando resistência da base parlamentar ao aumento do tributo.


Caso o governo desista de judicializar, outras opções estão sendo consideradas. Uma delas envolve novos cortes orçamentários. A equipe econômica já contingenciou R$ 30 bilhões, mas uma nova rodada de ajustes pode reduzir até R$ 12 bilhões adicionais, o que afetaria diretamente programas sociais e emendas parlamentares.


Outra possibilidade analisada pelo Ministério da Fazenda é buscar novas fontes de arrecadação. Entre as medidas que seguem essa linha estão a MP que tributa apostas eletrônicas (bets) e investimentos em LCA e LCI. No entanto, setores do Congresso, especialmente as bancadas do Centrão e de centro-direita, já manifestaram resistência e condicionam novas discussões à redução de despesas.


A movimentação do governo ocorre em um cenário de crescente desafio fiscal e disputa política com o Congresso, num momento em que o Palácio do Planalto tenta manter o equilíbrio entre a responsabilidade fiscal e os compromissos sociais do Executivo.


Compartilhar a notícia

Veja também
Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher
POLíTICA

Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher

Associação Matria denuncia apagamento de mulheres biológicas em evento oficial e relata hostilidade contra sua diretora

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA
POLíTICA

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA

Ministro do STF afirma que instituições brasileiras podem ser punidas se aplicarem internamente sanções impostas pelos EUA

Ipatinga mantém força-tarefa para zerar filas do CadÚnico e ampliar acesso a benefícios sociais
POLíTICA

Ipatinga mantém força-tarefa para zerar filas do CadÚnico e ampliar acesso a benefícios sociais

Ação já cadastrou mais de 11 mil famílias desde dezembro de 2023 e garante atualização constante para evitar bloqueios de auxílios

radio.jpg
POLíTICA

Rádio Inconfidência AM será extinta pelo governo mineiro

A informação foi confirmada pelo secretário de Turismo e Cultura, Marcelo Matte, e gera apreensão nos servidores, que temem demissões

para você
 Reprodução/Instagram
FAMOSOS

Após cirurgia bariátrica, Jojo Todynho faz revelações sobre vida sexual com o namorado

Em entrevista, a cantora valoriza o apoio recebido por Renato Santiago durante sua jornada cirúrgica.

Três ministros
EDUCAçãO

Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço recebe apoio de três ministros

Proposta recebeu o maior número de votos em Minas Gerais, 1.792, até esta sexta-feira (14). Participação popular na plataforma Brasil Participativo foi prorrogada até domingo, às 22h

FSFX
EMPREGO

FSFX está com vagas abertas nas áreas assistenciais e administrativas

Todas as oportunidades são extensivas a pessoas com deficiência

LAZER

Eddie Murphy confirma lançamento de 'Shrek 5' para 2025 e anuncia filme solo do Burro

Ator revela detalhes sobre as novas produções da franquia 'Shrek' ao portal 'Collider'.