Foi para a Itália, mas voltou; Eduardo Ribeiro, o Brasil que trabalha

Essa é a primeira matéria de uma série que mostrará pessoas que constroem o nosso país

Por Plox

26/07/2022 17h41 - Atualizado há quase 3 anos

Caçula entre oito filhos, aos 5 anos, ele saiu de Araçuaí com a família e foi parar em Ipatinga, ambas cidades localizadas no interior de Minas Gerais. Aos nove, já era feirante. Aos 16, se tornou açougueiro em um supermercado. Mas foi na Europa que ele aprendeu o ofício que lhe garante o pão de cada dia. Este é Eduardo Alves Ribeiro, 40 anos, casado. Um brasileiro que trabalha.

Foto: Divulgação

 

Não é que esse trabalhador do Vale do Jequitinhonha se comunica em Italiano. Mas foi em bom português que Eduardo contou à PLOX que se tornou especialista em "drywall” na Itália, sistema que permite construção civil em tempo recorde, com peso mínimo e outras vantagens.

Eduardo Alves Ribeiro, sendo homenageado

 

 

 

“Em junho de 1999, aos 17 anos, fui para a Itália morar com meu irmão, que já estava lá há alguns anos. Chegando na Europa, desde o início trabalhei com gesso acartonado (drywall). Tive a sorte de conhecer o Sr. Vicenzo Marolda, um italiano que me ensinou tudo que sei. Tive muitas dificuldades, a começar pela língua. Mas com humildade e força de vontade, eu consegui aprender o ofício. Já familiarizado com a cultura e experiente no trabalho, em 2006, comecei a trabalhar por conta própria”, conta. 

Foto: Divulgação

 

Mas o frio europeu insistia em mandá-lo de volta ao calor do Brasil e de seu povo. Eduardo Ribeiro voltou para o Brasil em 2010. Ele conta que, nessa época, o drywall era pouco conhecido na região. “Aos poucos fui propagando o meu serviço. No início cheguei a panfletar em alguns bairros de Ipatinga. Aos poucos, fui adquirindo meu espaço, me tornando conhecido”, explica.

Foto: Divulgação

 

Eduardo conta que seu foco era a satisfação de quem o contratava. “Isso fez com que me trouxessem mais clientes. Sempre procurei fazer bem o meu trabalho, colocando como prioridade a satisfação dos meus clientes. Sou muito grato a Deus por tudo que conquistei, à minha família que sempre me apoiou, às minhas parceiras, as arquitetas Rubia e Vanessa, Raiane Garcia, Kesia, Leticia, Arquiteto Rodrigo Guerra e a todos os meus clientes e amigos”, relata.

Recentemente, Eduardo Ribeiro recebeu um prêmio no Vale do Aço, como o melhor do ano em seu setor. Satisfação nos olhos, presença da família e grato a Deus, assim se declara esse brasileiro, que faz parte de um BRASIL QUE TRABALHA. E com sua história dá início a essa série, que pretende mostrar o cotidiano de estrelas, muitas vezes anônimas, que constroem um país, de um povo quente, cujo nome até se originou de uma madeira em brasa, nossa terra Brasil.


 

Destaques