Presidentes de clubes das séries A e B vão à CBF para debater sobre arbitragem

Ednaldo Rodrigues e Wilson Seneme anunciam novidades no trabalho da Comissão de Arbitragem

Por Plox

26/07/2022 16h23 - Atualizado há quase 3 anos

Nesta terça-feira (26), a Casa do Futebol Brasileiro foi palco de um grande debate do futebol brasileiro. A CBF recebeu presidentes e representantes dos clubes das séries A e B em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ), para um encontro sobre o desenvolvimento da arbitragem. O evento durou mais de duas horas e meia e provocou um diálogo aberto entre CBF, clubes e a Comissão de Arbitragem.

O evento foi aberto com um discurso do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que reforçou a importância do trabalho em conjunto para fazer com que a arbitragem evolua no futebol brasileiro.

"Essa é uma reunião que nós propusemos fazer exatamente num momento em que completamos quatro meses na administração da entidade. Como o futebol é um esporte coletivo, tudo também tem que ser construído de forma coletiva. Os acertos, os equívocos, e as críticas que tomo como ensinamentos para que a gente possa procurar melhorar", disse Ednaldo, que completou:

"Nesse período, nós tivemos muitos desafios, ainda estamos tendo, mas buscando vencê-los com diálogo, procurando o melhor, ouvindo a todos e a todas, porque as opiniões e sugestões são importantes para nortear um trabalho que não é simples".

Além do Presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF também foi representada pelos vice-presidentes Rubens Lopes e Reinaldo Carneiro Bastos.

CBF recebe presidentes de clubes das séries A e B para debate sobre arbitragem do futebol brasileiro
Presidente do Atlético-MG, Sergio Coelho fala durante encontro na CBF
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

 

Seneme anuncia novidades para a arbitragem

Presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme afirmou que a ideia de reunir os presidentes dos clubes das séries A e B já estava em seus planos desde o início do trabalho, que começou a dois dias do início do Brasileirão Assaí. Com o fim do primeiro turno, criou-se a oportunidade para realizar este encontro.

"O objetivo desse encontro é o desenvolvimento coletivo, a gente está buscando elementos de análise para que a gente possa crescer. Para não ser um trabalho repetitivo do que já não deu certo, para ser diferente", disse Seneme.

O ex-árbitro também fez importantes anúncios para o futuro da arbitragem brasileira. Pela primeira vez, será feita uma intertemporada presencial com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1º e 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Além disso, os árbitros terão à sua disposição 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para assistirem aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores.

A Comissão de Arbitragem ainda anunciou que criará o quadro VAR-CBF, com 128 árbitros homologados e realizará sessões de treinamentos práticos presenciais mensais, a partir de agosto. Grupos serão levados ao Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, no Rio de Janeiro, para aperfeiçoamento constante. Pela Comissão de Arbitragem, também participaram do evento o vice-presidente Emerson Augusto de Carvalho e Péricles Bassols, Gerente do VAR.

CBF recebe presidentes de clubes das séries A e B para debate sobre arbitragem do futebol brasileiro
Encontro com presidentes de clubes das séries A e B
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

 

Outras medidas anunciadas por Seneme foram: a realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF; o estabelecimento do Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA), com assistência multidisciplinar integrada; a publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24h após a partida na Série A e 48h na Série B; a disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV, que já tem sido realizada nas últimas rodadas; e o fornecimento de simuladores do VAR para treinamento online à distância e presencial semanal.

"Eu tenho certeza que nós temos a capacidade de melhorar a arbitragem brasileira. Eu não tenho dúvidas disso. Se os clubes tiverem um pouco de compreensão e nos apoiarem, isso vai facilitar muito o desenvolvimento. E vocês vão se beneficiar no final. Eu vejo qualidade nos árbitros. A gente precisa se acercar deles, monitorar eles, para que eles melhorem o desempenho", completou Seneme.

Após a explanação de Seneme, os presidentes e representantes de clubes das séries A e B tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e opiniões sobre a arbitragem brasileira. Presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme ficou à disposição para responder cada uma das perguntas dos dirigentes.

"A gente quer deixar tudo bem aberto para vocês, para que vocês possam falar e falar, porque queremos ouvir bastante. Para que a gente consiga olhar para o futebol brasileiro de uma forma linear. Agradeço muito as contribuições de vocês hoje, bem como as explicações da Comissão, e que isso possa se traduzir em mais acertos na arbitragem. Queremos um futebol brasileiro cada vez mais forte e distante das desavenças. Foi muito importante saber de vocês o que está acontecendo e vocês terem ideia do que procuramos fazer", finalizou Ednaldo Rodrigues.

Destaques