Jovem mineiro procurado pela Interpol é preso nos EUA por estupro em MG

Preso nos Estados Unidos, o homem será deportado para enfrentar acusações no Brasil

Por Plox

26/07/2024 09h50 - Atualizado há cerca de 1 mês

Um jovem de 23 anos, denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por estupro de vulnerável na cidade de Engenheiro Caldas, Vale do Rio Doce, foi capturado nos Estados Unidos. O crime ocorreu em 27 de maio de 2023.

Foto: PF/Divulgação

Histórico de crimes

Além do estupro ocorrido em Engenheiro Caldas, o acusado também enfrenta acusações por outro crime de estupro, cometido duas vezes contra a mesma mulher em 2019 e 2020. A prisão preventiva do homem foi decretada, e ele estava foragido no país norte-americano, motivo pelo qual foi incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, conforme solicitado pelo MPMG à Vara Única da Comarca de Tarumirim.

Interpol e Difusão Vermelha

A Organização Internacional de Polícia Criminal - Interpol, opera em 196 países, sendo um órgão crucial na troca de informações sobre criminosos internacionais. A lista vermelha, conhecida como Difusão Vermelha, é uma ferramenta usada para identificar e divulgar os criminosos mais perigosos e procurados cujos crimes ultrapassam fronteiras.

Deportação para o Brasil

O MPMG informou que o homem será deportado pelo governo americano para responder às acusações perante a justiça brasileira. A captura e deportação ressaltam a eficácia da cooperação internacional em crimes de grande gravidade.

Contexto do crime

O crime de estupro de vulnerável pelo qual o jovem foi denunciado aconteceu em Engenheiro Caldas, no Leste de Minas, em 23 de maio do ano passado. A denúncia e subsequente inclusão na lista de procurados da Interpol foram passos decisivos para sua captura.

Operação internacional

A captura do jovem reforça a importância da colaboração entre as autoridades brasileiras e americanas, além da atuação da Interpol em garantir que criminosos internacionais sejam localizados e julgados por seus crimes.

Destaques