Obras na pista são iniciadas e aberta licitação para concessão de publicidade no Aeroporto Regional do Vale do Aço

Após a reforma do Aeroporto, a expectativa é receber até 900 mil passageiros por ano e reforma da pista para operar com até quatro aeronaves simultaneamente

Por Plox

26/07/2024 19h05 - Atualizado há cerca de 1 mês

A reforma da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional do Vale do Aço já começou. Além disso, a Infraero anunciou esta semana que está aberta a licitação eletrônica para concessão de uso de áreas destinadas à exploração comercial de publicidades. As medidas fazem parte dos investimentos anunciados pelo governo federal. Em junho, no aeroporto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que serão investidos cerca de R$ 90 milhões para reformas e construções nas pistas, hangares e terminais.


Reforma da pista de pouso e decolagem

Foto: Divulgação / Infraero

As obras de reforma da pista de pouso e decolagem já começaram. O maquinário chegou esta semana ao aeroporto e as intervenções são feitas à noite para não atrapalhar a operação das aeronaves.

 

 

Foto: Divulgação / Infraero

A reforma da pista assim como a implantação de outras estruturas vão permitir que o aeroporto opere com até quatro aeronaves simultaneamente.

 

 

Anúncios publicitários no aeroporto 

Para os empreendedores que têm interesse em anunciar na área do aeroporto, a Infraero publicou o edital da licitação eletrônica nº 153/ADLI-2/SBIP/2024 para concessão de uso de áreas destinadas à exploração comercial de publicidades próprias e/ou de terceiros. Veja as datas:

👉Recebimento das propostas: até 31/7 às 9h.

👉Abertura da sessão pública: 31/7 às 9h.

👉Início da disputa de preços: 31/7 às 10h.


 Acesse o edital e anexos nos links:

- Portal do Banco do Brasil: http://www.licitacoes-e.com.br (Licitação nº 1050642)

- Portal da Infraero: http://licitacao.infraero.gov.br/portal_licitacao/servlet/DetalheLicitacao?idLicitacao=175317


 

Arte: Infraero

 

Investimentos no Aeroporto Regional do Vale do Aço nos próximos dois anos

 

•Construção de novo Terminal de Passageiros, com ampliação de 6 mil m², aumento a capacidade de 150 mil para 900 mil passageiros por ano. Amplo, moderno, confortável e com infraestrutura de ponta.

•Reforma e ampliação da infraestrutura da área de movimento de aeronaves, envolvendo pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, pista de taxi, via de acesso a hangares, RESA e área de giro de aeronaves.

 

•Implantação de equipamentos de navegação aérea e auxílios visuais.

•Construção de nova Seção Contra Incêndio – SCI, cerca patrimonial e edificações de apoio.
 

 

Prazos
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, explicou que a reforma da pista de pouso e decolagem vai permitir que o aeroporto receba aeronaves como Airbus 320 e Boeing 373 e possa operar com quatro aeronaves simultaneamente. Sobre os prazos, Rogério esclareceu que o ministro assinou nesta quinta-feira abertura da licitação das obras da pista e do terminal e a conclusão prevista nesse caso é de 24 meses a partir da assinatura do contrato com empresa que venceu a licitação. Quanto ao PAPI, instrumento que será colocado nas duas cabeceiras e vai dar condição ao aeroporto funcionar 24 horas por dia, os contratos já foram assinados; os próximos passos são a instalação e a homologação. E já foi lançado o edital para construção de 12 hangares. Numa segunda etapa, está prevista a construção de mais 10 hangares e terminal de cargas.

 

 

Benefícios do empreendimento:

•Aumento da capacidade operacional em mais de 400%, podendo atender mais voos e de forma simultânea. Beneficiando toda a região do vale do aço.

•Mais conforto, segurança, acessibilidade e sustentabilidade.

•Horizonte de projeto ampliado para 2045.

•Geração de mais de 1.000 empregos diretos e indiretos com a realização das obras

 

Ministro de Portos e Aeroportos anuncia investimento de R$ 90 milhões no Aeroporto do Vale do Aço
No dia 13 de junho, o ministro Silvio Costa Filho visitou as instalações do aeroporto no Vale do Aço, onde anunciou obras de ampliação do terminal para receber até 900 mil passageiros por ano e reforma da pista para operar com até quatro aeronaves simultaneamente.

“É com muita alegria que venho ao Vale do Aço para anunciar um investimento que vai transformar a realidade do aeroporto regional. Mais de 90 milhões de reais que irão fazer o novo terminal de 6 mil metros quadrados, melhorar a estrutura e aumentar a capacidade de passageiros, fomentando o turismo na região e movimentando a economia por meio da indústria”, destacou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

O prefeito de Santana do Paraíso, município onde está instalado o Aeroporto Regional do Vale do Aço, que por muito tempo foi chamado de Aeroporto de Ipatinga, colocou fim à “polêmica” sobre a qual município pertence dizendo que o aeroporto é das duas cidades e também das outras 26 que compõem o colar metropolitano do Vale do Aço. E reforçou o seguinte: “Nós queremos democratizar o acesso ao transporte aéreo, queremos que as pessoas do Vale do Aço possam viajar de avião para seus destinos e realizar aquilo que é a vocação da aviação: encurtar distâncias, conectar pessoas e, principalmente, realizar sonhos”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato. 

 

Foto: Marcelo Augusto / Plox

A comitiva que visitou Minas Gerais foi formada pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, do presidente da Infraero, Rogério Barzellay, de representantes da aviação comercial, por parlamentares do estado, além do ministro Silvio Costa Filho.

Destaques