Ônibus incendiados em protesto após morte de morador por policiais na Zona Norte de SP
Três ônibus destruídos após ação policial resultar na morte de Matheus de Lima Azevedo, acusado de tráfico de drogas. Moradores e familiares contestam versão da PM.
Por Plox
26/07/2024 09h00 - Atualizado há cerca de 2 meses
Na tarde desta quinta-feira (25), Matheus de Lima Azevedo, de 28 anos, foi morto durante uma operação policial no bairro Jaraguá, Zona Norte de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, ele seria um traficante de drogas e teria morrido em confronto com os agentes. No entanto, vizinhos e parentes refutam essa versão, afirmando que Matheus foi executado dentro de sua própria casa. A mãe do jovem relatou que ele trabalhava na feira e fazia bicos de pedreiro, e que havia acabado de chegar do trabalho quando os policiais invadiram sua residência. Matheus foi alvejado com três disparos – um na testa, um na barriga e outro no peito. Apesar de ser socorrido, não resistiu aos ferimentos.
Protestos e destruição de ônibus
A morte de Matheus desencadeou uma série de ataques a ônibus na região. Por volta das 11h, um veículo foi incendiado na Estrada de Taipas, na altura do número 1.400. Pouco tempo depois, por volta das 12h, um micro-ônibus foi apedrejado na mesma estrada. A onda de violência continuou com o incêndio de um ônibus de viagem na Avenida Nelson Palma Travassos, cerca de 2,5 km do primeiro incidente, às 15h30.
Ações policiais e detenções
Durante os protestos, um homem de 24 anos foi detido em posse de 11 bombas, um isqueiro e um coquetel molotov contendo aproximadamente um litro de gasolina. Esses materiais foram apreendidos para perícia. Além disso, dois adolescentes também foram apreendidos.
Reforço na segurança e investigações
O caso está sendo investigado pelo 72º Distrito Policial (Vila Penteado) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou que reforçou a segurança na área. A morte de Matheus será investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As armas dos policiais envolvidos na operação foram recolhidas para análise.
Impacto nos transportes
A SPTrans informou que seis linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados devido aos ataques. A linha "Jardim Rincão/Terminal Pirituba" foi temporariamente suspensa.
Os desdobramentos desse caso continuam a ser monitorados, enquanto a comunidade local aguarda por respostas e justiça pela morte de Matheus de Lima Azevedo.