Funcionários de transportadoras são presos por facilitar roubos milionários no RJ
Grupo repassava rotas e dados de cargas valiosas a criminosos do Complexo da Maré; prejuízo chega a R$ 3 milhões
Por Plox
26/07/2025 12h54 - Atualizado há 7 dias
Durante a Operação Torniquete, realizada nesta sexta-feira (25) pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), oito funcionários de grandes transportadoras foram detidos por envolvimento direto em um esquema criminoso que facilitava roubos de carga no estado do Rio de Janeiro.

A investigação, conduzida pela Polícia Civil, revelou que os presos ocupavam cargos estratégicos dentro das empresas, como supervisores, motoristas, ajudantes e agentes operacionais. Eles repassavam informações privilegiadas, como rotas de transporte e conteúdos das cargas, para criminosos ligados a facções do Complexo da Maré, incluindo as comunidades de Nova Holanda e Vila do João, áreas dominadas por grupos rivais — Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro.
O foco dos criminosos eram cargas de alto valor, como joias e eletrônicos. Em um ano de apuração, os investigadores conseguiram identificar ao menos 11 roubos diretamente associados aos funcionários investigados, resultando em um prejuízo estimado em R$ 3 milhões.
Segundo os agentes, todos os presos atuavam na linha de frente do planejamento e execução dos crimes. Eles foram levados ao sistema penitenciário e estão à disposição da Justiça.
A Operação Torniquete foi criada com o propósito de coibir crimes como roubos, furtos e receptação de cargas e veículos em todo o estado.