Por Plox
26/08/2020 14h06 - Atualizado há quase 2 anosAconteceu nesta quarta-feira (26), na Usiminas, o evento de reativação do Alto-Forno 1, da usina de Ipatinga-MG. A cerimônia contou com as presenças de Jair Bolsonaro, presidente da República, e Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Além deles, estiveram presente no evento, o senador Carlos Viana, os deputados federais Hercílio Diniz, Alê Silva, Mauro Lopes e Cabo Junio, Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga, autoridades e políticos da região.
O Alto-forno foi reativado após ter permanecido fora de operação durante o período de queda da atividade industrial no país, causada pela pandemia do coronavírus. Segundo Sergio Leite, a Usiminas realizou diversos ajustes, que permitiram passar por um momento delicado de crise, sem comprometer o caixa.
“Adotamos uma série de ajustes que nos permitiram passar pelos momentos mais críticos da crise sem, contudo, comprometer o nosso caixa e nossa capacidade de atender de maneira rápida à expectativa de melhoria da demanda para os próximos meses. E é isso que estamos fazendo agora ao anunciarmos a retomada gradual das operações do Alto-Forno 1 e da Aciaria 1 da Usina de Ipatinga e das laminações em Cubatão, na Baixada Santista”, afirma Leite.
Dentro da Usiminas, um grupo de lideranças regionais prestigiaram o evento, que demonstra uma retomada significativa da região, do estado e do país, após grande queda.
Jair Bolsonaro falou sobre o que foi noticiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão afirmou que a pandemia e a economia dos países não podem ser analisadas de formas distintas, mas sim, uma complementando a outra. A OMS afirmou ainda que é preciso conviver com a pandemia e com o vírus.
Presença de Bolsonaro
Bolsonaro chegou ao Vale do Aço, para o evento de reativação do Alto-Forno 1 da Usiminas, na usina de Ipatinga-MG, por volta das 10h.
Na manhã de hoje, a repórter do Plox, Brenda Colen, esteve no Palácio da Alvorada, para registrar a saída do presidente. Bolsonaro teve uma pequena alteração na saída da residência oficial hoje. Ele recebeu a visita de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Por conta dessa visita, Bolsonaro saiu sem falar com apoiadores e seguiu direto para o aeroporto, onde embarcou para o Vale do Aço.
Em uma imagem divulgada nas redes sociais, Bolsonaro aparece ao lado de Alê Silva e Cabo Junio, dentro do avião que traz a comitiva do presidente ao Vale do Aço.
Bolsonaro foi de encontro aos apoiadores
O grupo Direita Vale do Aço organizou uma recepção para o presidente Jair Bolsonaro em Ipatinga.
Eram esperadas cerca de 20 mil pessoas na rua Pero Vaz de Caminha, próximo a portaria 3 da Usiminas, no bairro Bom Retiro. Muitos apoiadores foram ao local para recepcionar o presidente.
Bolsonaro esteve na recepção, cumprimentou apoiadores e foi ovacionado por muitos que estavam lá. Ele também cumprimentou apoiadores na saída do Aeroporto do Vale do Aço.
Alguns apoiadores viajaram mais de 200 km para poder estar no evento, como os que vieram de Belo Horizonte para participar da recepção à Jair Bolsonaro.
Matéria atualizada às 12h27