Cancelamentos de voos em Congonhas após alerta equivocado de sequestro

Readequações nas companhias aéreas

Por Plox

26/08/2023 11h51 - Atualizado há cerca de 2 anos

Neste sábado (26/08), o aeroporto de Congonhas registrou o cancelamento de ao menos 13 voos. Tais cancelamentos surgiram como uma consequência direta do falso alerta de sequestro ocorrido na noite anterior. A companhia aérea Gol divulgou que, devido à paralisação causada pelo incidente, precisou readequar sua malha aérea, resultando no cancelamento de 12 de seus voos. Paralelamente, a Azul optou pelo cancelamento de uma viagem. Por outro lado, a Latam assegurou que, apesar da situação, seus voos programados para o dia não sofreram qualquer impacto.

 

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Incidente na sexta-feira e medidas adotadas

Na sexta-feira (25/08), as atividades do aeroporto de Congonhas foram interrompidas por uma hora, especificamente entre 20h49 e 21h49. A pausa ocorreu em resposta a um equívoco comunicacional de um voo da Azul, que partira do Recife. A companhia transmitiu, erroneamente, uma mensagem de "apoderamento ilícito" da aeronave em questão. Evitando o termo "sequestro", a Azul preferiu descrever a situação como uma "suspeita de interferência ilícita". Até o momento, a empresa não forneceu detalhes adicionais sobre o incidente. Em resposta rápida ao evento, a Polícia Federal realizou uma inspeção detalhada na aeronave assim que esta pousou. A investigação não identificou qualquer irregularidade.

Mesmo diante dos cancelamentos ocorridos no dia seguinte ao incidente, é relevante destacar que o aeroporto de Congonhas retomou e manteve suas operações de maneira regular.

Destaques