Documentário sobre anistiados políticos será exibido gratuitamente em Timóteo

Cine Casa 28 Aberta apresenta filme que resgata memórias da ditadura com presença dos protagonistas

Por Plox

26/08/2025 08h47 - Atualizado há 3 dias

Na próxima quinta-feira, dia 28 de agosto, às 18h, o Cine Casa 28 Aberta se tornará palco de uma sessão especial do documentário 'Maura e Robinson', dirigido por Nilmar Lage. A exibição acontece no bairro Bromélias, em Timóteo (MG), com entrada gratuita, e contará com a presença dos protagonistas e da equipe técnica para um bate-papo após o filme, mediado pelo Professor Diogo.


Imagem Foto: Divulgação


O longa foi produzido ao longo de 2024 e faz uma homenagem aos 60 anos do golpe civil-militar de 1964, que resultou na deposição de João Goulart e deu início a um regime de exceção no país. Mais do que apenas relatar os acontecimentos históricos, a proposta do documentário é promover uma releitura sensível e reflexiva sobre as experiências vividas por pessoas que enfrentaram o regime militar.

“Mais do que registrar as memórias e histórias desses personagens locais que viveram a ditadura na pele, o filme é a oportunidade de ressignificar situações vividas e que podem ser re-elaboradas hoje”, destacou o diretor Nilmar Lage.
Imagem Foto: Divulgação



A história se desenrola por meio das memórias de Maura Gerbi Veiga e Robinson Ayres Pimenta, dois ex-militantes que sofreram repressão política. Maura, natural de Santos (SP), foi presa aos 15 anos, enquanto Robinson, nascido em Governador Valadares (MG), foi detido diversas vezes em Minas Gerais e São Paulo. Ambos participaram ativamente do movimento estudantil e de bases que apoiavam a luta armada durante a ditadura.


Hoje, o casal reside em Ipatinga (MG), onde continua engajado politicamente pelo PSOL, defendendo pautas populares e os Direitos Humanos.


Imagem Foto: Divulgação


A produção de 'Maura e Robinson' foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. Além da direção de Nilmar Lage, o projeto contou com a produção executiva de Leila Cunha, edição de Thiago Moreira, fotografia still de Rodrigo Zeferino e assessoria de comunicação assinada por Mariana Penna.


O evento é uma realização do Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, com produção de Herlon Duarte e curadoria compartilhada entre Nilmar Lage e Naga. A assessoria de imprensa é de Rômulo Amaral, o design gráfico ficou por conta de Teuller Morais, e a iniciativa conta ainda com o apoio do Ponto de Cultura Catavento Cultural, Galeria Olho e Lizard Filmes.



A Casa 28 Aberta está localizada na Avenida Manoel Samora, número 28, no bairro Bromélias. Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 98579-0765.


Destaques