Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Governo lança regras para compra de alimentos afetados por tarifas dos EUA

Portaria Interministerial nº12/2025 cria mecanismo emergencial de apoio a produtores e exportadores prejudicados pelas barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos

26/08/2025 às 09:45 por Redação Plox

O Governo Federal divulgou a Portaria Interministerial nº12/2025, que estabelece diretrizes para auxiliar produtores e exportadores brasileiros atingidos pelas tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos. A norma, elaborada em conjunto pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), institui a possibilidade de compras públicas de alimentos como medida emergencial.


Imagem Foto: Divulgação MAPA

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a medida cria um novo caminho para que a produção nacional encontre destino mesmo diante das barreiras comerciais. $&&$ “A portaria estabelece as regras para as aquisições de produtos da agricultura e da agricultura familiar afetados pelos impostos do governo dos Estados Unidos. São vários produtos que agora podem ser comercializados com o Governo Federal, estados e municípios, minimizando os impactos do tarifaço” $, afirmou.

Para ter acesso ao programa, as empresas exportadoras precisam apresentar uma Declaração de Perda (DP) e comprovar, pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), que realizaram operações internacionais desde janeiro de 2023. Já os produtores que fornecem diretamente para essas empresas deverão apresentar uma Autodeclaração de Perda (AP). No caso de exportadores diretos, as mesmas exigências aplicadas às empresas serão cobradas.


Entre os alimentos que poderão ser adquiridos estão: castanha de caju (in natura, sem casca, além de derivados como sucos e extratos), açaí em diferentes preparações, castanha-do-brasil fresca ou seca, manga fresca ou desidratada, mel natural, uvas frescas, pescados como pargo, corvina e tilápia em diversas formas (inteira, em filés, congelada ou refrigerada), além da água de coco.


A publicação integra o Plano Brasil Soberano, um pacote de ações criado para suavizar os efeitos da política comercial americana sobre o mercado brasileiro. O programa inclui, além das compras públicas, a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito em condições especiais, ampliação das linhas de financiamento às exportações, prorrogação da suspensão de tributos e aumento do percentual de restituição de impostos por meio do Reintegra.


A iniciativa busca preservar empregos, garantir renda a produtores e exportadores e manter o fluxo de investimentos em setores estratégicos da economia nacional, reforçando ainda a presença dos alimentos brasileiros no mercado interno por meio da aquisição direta por órgãos públicos.


Compartilhar a notícia

Veja também
Banco central da Argentina: Foto: Internet
ECONOMIA

Argentina muda estratégia de juros para conter inflação

A medida foi confirma da pelo banco central do país

ECONOMIA

Shopee inaugura três novas unidades de distribuição em Minas e amplia presença no estado

Marketplace já possui 11 centros de distribuição no Brasil e mais de 100 hubs logísticos, com novas operações em Barbacena, Ubá e Extrema.

Foto: Pixabay/Reprodução
ECONOMIA

Economize energia: Inmetro revela como reduzir gastos com eletrodomésticos no calor

Medidas simples podem cortar em até 40% os custos com ar-condicionado, ventilador e refrigerador durante ondas de calor

CD_Cajamar_Mercado_Livre-2.jpg
ECONOMIA

Mercado Livre terá centro de distribuição em Minas Gerais

O anuncio foi feito na mesma semana que Amazon também anunciou que terá um centro de distribuição no estado

para você
Sisu
EDUCAçãO

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Prazo para o segundo processo seletivo de 2021 termina no dia 6

Morango do Amor pode quebrar dentes e causar cáries, alerta Conselho
SAúDE

Morango do Amor pode quebrar dentes e causar cáries, alerta Conselho

Doce que viralizou nas redes sociais preocupa especialistas pela dureza do caramelo e riscos à saúde bucal

Foto: Pixabay/Reprodução
EMPREGO

BDMG registra aumento expressivo em crédito para empreendedoras no mês das mulheres

Com taxa especial em março, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais registra quase R$ 100 milhões em solicitações de crédito por mulheres.

Comunidade católica promove feijoada beneficente para apoiar educação cristã em Ipatinga
EDUCAçãO

Comunidade católica promove feijoada beneficente para apoiar educação cristã em Ipatinga

Iniciativa da Comunidade Católica Deus Existe busca arrecadar fundos para manter as atividades do Colégio Mater Ecclesiae