Obras da nova UBS do Vale do Sol avançam em Ipatinga
Unidade terá dois andares, consultórios, salas de vacinação e acessibilidade com elevador
Por Plox
26/08/2025 16h22 - Atualizado há cerca de 10 horas
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vale do Sol, em Ipatinga, seguem em ritmo acelerado e já mostram avanços importantes. Após a demolição da antiga estrutura, considerada inadequada para atender às necessidades da população, as equipes ergueram as paredes do primeiro piso e iniciaram a concretagem da laje do prédio de dois andares que substituirá a unidade anterior.

Com 659,57 m² de área construída, a nova UBS terá consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, coleta e procedimentos, setor administrativo, espaços para reuniões e atividades coletivas, além de uma sala destinada aos Agentes Comunitários de Saúde. O prédio será totalmente climatizado e contará com elevador, garantindo acessibilidade a todos os usuários.
O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância da obra para a cidade: “A antiga estrutura já não oferecia condições mínimas de atendimento. Era muito pequena para as necessidades da comunidade, que cresceu muito naquela região. Além disso, estava deteriorada e comprometia a segurança das pessoas e qualidade do serviço. Estamos reconstruindo tudo com responsabilidade e foco na segurança e acolhimento das pessoas. Essa é mais uma prova do nosso compromisso com uma saúde pública e qualidade de vida dos ipatinguenses”.

A secretária de Obras Públicas, Jéssica Reis, ressaltou que o projeto foi planejado para oferecer praticidade e conforto no atendimento. “Todos os espaços foram projetados para facilitar os fluxos de atendimento e melhorar a experiência dos usuários. Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura moderna e acessível”, afirmou.
A expectativa é que a nova unidade se torne referência no atendimento básico de saúde em Ipatinga, ampliando a capacidade e a qualidade dos serviços prestados à comunidade do Vale do Sol.