Supermercados vão abrir no feriado de 7 de setembro no Vale do Aço
Com autorização prevista em convenção coletiva, estabelecimentos de gêneros alimentícios funcionarão em Fabriciano, Ipatinga e Timóteo
Por Plox
26/08/2025 14h54 - Atualizado há cerca de 12 horas
Os supermercados e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios estarão autorizados a funcionar no próximo domingo, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, em três cidades do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
Em Coronel Fabriciano e Timóteo, o horário de funcionamento será das 7h às 14h. Já em Ipatinga, os estabelecimentos poderão abrir das 8h às 13h. A medida vale também para açougues, casas de carnes, peixarias, mercearias, sacolões, hortifrutis, varejões e distribuidoras de alimentos.

A autorização está garantida pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço e os sindicatos laborais Secteo e Seci, com validade até 10 de janeiro de 2026.
De acordo com José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, a definição traz segurança jurídica e previsibilidade ao setor. “A abertura do comércio alimentício em feriados é uma medida que atende às necessidades da população e assegura condições claras de funcionamento para os empresários. Nosso objetivo é fortalecer o setor, estimular a economia local e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos consumidores do Vale do Aço”, afirmou.

Lojas de rua e centros comerciais seguem a Lei Federal nº 11.603/2007, que proíbe o funcionamento em feriados sem convenção coletiva específica. Já os shoppings centers podem funcionar, desde que sem o uso de mão de obra de empregados. Serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm permissão legal para operar normalmente.