Vereadoras de Timóteo fazem blitz contra violência à mulher nesta quinta

Ação do Agosto Lilás será em parceria com a Polícia Civil e trará orientações sobre denúncias e tipos de violência contra a mulher

Por Plox

26/08/2025 13h52 - Atualizado há cerca de 13 horas

Na próxima quinta-feira (28), a bancada feminina da Câmara Municipal de Timóteo promoverá uma blitz educativa em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher. A ação contará com a participação das vereadoras Pastora Sônia, Leninha Dimas e Renara Cristina, em parceria com a Polícia Civil.


Imagem Foto: Divulgação


O evento será realizado a partir das 8h, na avenida Almir de Souza Ameno, no bairro Funcionários, em frente ao Centro Odontológico. Com o tema “Juntas pelo fim da violência contra a mulher”, a blitz vai orientar a população sobre os meios de denúncia, reforçando o alerta: “Denunciar salva vidas”.


Durante a mobilização, serão distribuídos materiais informativos com canais de atendimento a vítimas de violência doméstica. Um dos destaques é o “Chame a Frida”, canal de atendimento virtual 24h que permite fazer denúncias, acionar a polícia ou tirar dúvidas por meio de mensagens de texto e áudio.


Imagem Foto: Divulgação


Os conteúdos impressos também abordarão os cinco tipos de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – além de dicas para identificar comportamentos agressivos, explicações sobre o ciclo da violência, orientações para registrar uma ocorrência e como solicitar medidas protetivas. Informações sobre os serviços da Polícia Civil também serão disponibilizadas.


Entre os programas da instituição, será apresentado o Projeto Dialogar, criado em 2013, voltado à reeducação de agressores. A iniciativa realiza 12 encontros reflexivos conduzidos por dois facilitadores – um homem e uma mulher – com o objetivo de promover a responsabilização dos autores de violência.


A blitz faz parte de uma série de ações que reforçam o compromisso da cidade de Timóteo com a proteção das mulheres e o enfrentamento contínuo da violência de gênero.


Destaques