Carros voadores disputados pela Embraer, Gol e Azul estarão no céu do Brasil em breve

Veículos podem levar quatro passageiros e um piloto, a uma velocidade de cerca de 325 km/h e pode percorrer 160 km com uma única carga de bateria

Por Plox

26/09/2021 18h20 - Atualizado há mais de 2 anos

Extensas pesquisas e testes foram feitos em um novo tipo de aeronave, o veículo de decolagem vertical de pouso elétrico (eVTOL), que se assemelha a um helicóptero, mas opera com mais hélices para fazer menos ruído e voar. Algumas pessoas o comparam a um “drone gigante”.

A ideia atraiu empresas de todo o mundo, incluindo as companhias aéreas Gol e Azul do Brasil, assim como a fabricante de aeronaves Embraer.

O veículo elétrico vertical de decolagem e pouso é uma aeronave que se assemelha a um helicóptero, mas é mais silencioso, usa mais hélices para voar e pode ser usado em áreas urbanas.

 

Carros voadores
Foto: Divulgação/Embraer

A Gol e a Azul estão fazendo parceria com empresas europeias para receber a primeira de suas aeronaves em 2025, enquanto a Embraer promete que sua versão da aeronave será entregue a partir de 2026.

A Airbus e a empresa de leasing irlandesa Avolon fizeram um acordo com a companhia aérea brasileira Gol para fornecer 250 aeronaves, projeto da Vertical Aerospace (VTOL), até 2025. O acordo, cujos valores não foram divulgados, é com a aeronave VA-X4, que começará a operar em 2025. O VA-X4 transportará quatro passageiros e um piloto, a uma velocidade de cerca de 325 km/h e pode percorrer 160 km com uma única carga de bateria.

Carros voadores
Foto: Divulgação/Embraer

A Anac disse que, quando receber os primeiros pedidos para operação no Brasil, terá novidades sobre a certificação desse tipo de aeronave.
"A Anac tem acompanhado o debate nacional e internacional de como essa nova tecnologia tem sido empregada no setor. No entanto, até o presente momento, a Agência não recebeu nenhuma solicitação formal para a operação dessas aeronaves no mercado brasileiro", declarou a agência.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA), ligado ao Comando da Aeronáutica será o responsável pela operação de eVTOLs. Eles têm uma altitude específica em que estarão voando para garantir a segurança e evitar qualquer aeronave do Comando Aeronáutico, que também deverá definir o número de eVTOLs que podem estar voando simultaneamente.

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