Anielle Franco usa avião da FAB para ato do governo na final da Copa do Brasil e é alvo de críticas

Ministra da Igualdade Racial disse ter usado avião oficial para assinar ato de combate ao racismo no esporte em SP

Por Plox

26/09/2023 15h35 - Atualizado há cerca de 1 ano

Os ministros Anielle Franco, da Igualdade Racial, e André Fufuca, dos Esporte, viajaram para São Paulo em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) no domingo (24). Anielle estava em Brasília, e Fufuca, em São Luís (Maranhão). Foram 2 voos separados. De acordo com a ministra, em vídeo divulgado nas redes sociais, ela, que é flamenguista, foi ao estádio para assinar uma ação do governo federal que tem por objetivo combater o racismo no esporte. O uso do avião da FAB gerou críticas nas redes sociais de parlamentares da oposição.


Também esteve presente na ação o ministro Silvio Almeida, de Direitos Humanos e da Cidadania. Por meio de sua assessoria, informou que ele usou um voo comercial para viajar à capital paulista. Durante o jogo, houve também a divulgação do Disque 100 para violações de Direitos Humanos no telão do estádio.
A ministra usou seus perfis nas redes sociais para divulgar a viagem. Ela afirma que está a caminho do Maracanã em referência à música “O Campeão”. Depois corrige seu “ato falho” para dizer que vai ao Morumbi, em São Paulo, para assinar o protocolo de combate ao racismo no esporte, e não só porque ela é flamenguista. 
Nas redes sociais, parlamentares de oposição e bolsonaristas acusaram a ministra de ter usado um avião da FAB para ver o último jogo da Copa do Brasil. “É só coincidência ela ter ido justo no dia da final sendo ela flamenguista, gente. Ela não pôde ir em momento algum antes disso. E o brasileiro segue pagando as viagens a lazer de Lula e seus ministros”, afirmou o líder da oposição na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
O que diz cada Ministério:
Ministério da Igualdade Racial – afirmou que a data da assinatura do protocolo foi escolhida pela quantidade de público, independentemente de quais clubes estariam na decisão da Copa do Brasil; 
Ministério do Esporte – afirmou que o Fufuca viajaria em um voo comercial, mas que não encontrou um voo de Maranhão a São Paulo que chegasse a tempo de o ministro estar no estádio do Morumbi às 15h. A “solução” teria sido pedir um avião da FAB
 

Destaques