Governo suspende pagamento de auxílio-doença para 125 mil pessoas

Previdência vai realizar mutirão para atualizar dados

Por Plox

26/09/2024 20h17 - Atualizado há 3 meses

Brasília, 26 de setembro de 2024 – O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira que o governo federal suspendeu o pagamento de auxílio-doença para cerca de 125 mil pessoas. A medida foi tomada porque os benefícios haviam vencido conforme as regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em resposta, o governo se prepara para organizar um mutirão de atualização de dados dos beneficiários ainda em situação irregular.

Joédson Alves/Agência Brasil 

Atualização do auxílio-doença

O auxílio-doença é concedido aos segurados do INSS que, mediante perícia médica, comprovam estar temporariamente incapacitados para o trabalho devido a doença ou acidente. Segundo Lupi, a cada dois anos, o governo é obrigado a verificar a continuidade da necessidade desse benefício. "Ao checar cerca de 800 mil benefícios, constatamos que aproximadamente metade deles estava com os direitos vencidos", explicou o ministro.

Após análise de 250 mil beneficiários, cerca de 125 mil pagamentos foram suspensos, uma vez que o prazo de validade do direito já havia expirado. Para resolver a situação, o governo prevê a realização de um mutirão que revisará os dados dos segurados.

Benefícios e isenções

O governo esclareceu que algumas situações garantem a continuidade do benefício sem necessidade de carência, como acidentes de qualquer natureza, doenças ocupacionais e outras enfermidades graves, como tuberculose ativa, hanseníase, cegueira e neoplasia maligna, entre outras.

Greve no INSS e impacto no atendimento

Além da suspensão dos benefícios, Lupi comentou sobre a greve dos servidores do INSS, que começou em 16 de julho de 2024. Ele destacou que, embora parte das representações sindicais ainda não tenha chegado a um acordo com o governo, a maioria dos estados segue com o atendimento normal. A greve, motivada por demandas de recomposição salarial e melhores condições de trabalho, envolve mais de 15 mil servidores técnicos responsáveis pelos principais serviços prestados pela Previdência.

Destaques