Jogador de 14 anos morre após ser baleado ao manusear arma no Espírito Santo
Murilo Felix, atleta do Porto Vitória, teve morte cerebral após quatro dias internado e família autorizou a doação de seus órgãos.
Por Plox
26/09/2024 09h21 - Atualizado há 9 meses
A trágica morte de Murilo Costa Felix Oliveira, jogador do sub-15 do Porto Vitória, comove a comunidade esportiva do Espírito Santo. O jovem de apenas 14 anos faleceu na quarta-feira (25), após passar quatro dias internado em estado grave no Hospital Nossa Senhora da Glória Dra. Milena Gottardi, em Vitória. O adolescente foi baleado na cabeça enquanto manuseava uma arma na casa de um amigo no último sábado (21). A família autorizou a doação de seus órgãos, mas ainda não se sabe quais serão doados.

A tragédia e o acidente com arma
Murilo estava na casa de um amigo de 15 anos quando o acidente ocorreu. O amigo teria retirado um revólver que era mantido em um cofre no quarto do pai e, segundo relatou, Murilo atirou acidentalmente em si mesmo enquanto manuseava a arma. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e o encaminhou ao hospital, onde o jogador chegou em estado gravíssimo. Após quatro dias de internação, a falta de fluxo sanguíneo no cérebro foi constatada, e a morte cerebral do jovem foi confirmada.
O amigo de Murilo foi autuado por ato infracional análogo à tentativa de homicídio e, após se apresentar à polícia acompanhado pelo irmão de 26 anos, foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
Desconhecimento da família sobre o acidente
O pai de Murilo afirmou ter sido surpreendido ao receber uma ligação da polícia sobre o acidente. "Recebi a ligação de um cabo da Polícia Militar alegando que o meu filho tinha sofrido um acidente e estava sendo encaminhado para o hospital. Ele falou que teve um disparo de arma de fogo dentro de uma residência", disse ao G1. O pai também declarou não conhecer o amigo de Murilo e nem os detalhes de como o acidente aconteceu. "Eu não sei onde fica essa residência, não sei quem é o pai do menino, não sei quem é esse garoto, não sei com quem o meu filho estava no momento em que aconteceu essa tragédia", lamentou.
Homenagens ao jovem jogador
O Porto Vitória, clube onde Murilo jogava, prestou uma homenagem ao atleta nas redes sociais. "É com imenso pesar que o Porto Vitória lamenta o falecimento do atleta Murilo Costa Felix, jogador da equipe Sub-15 do Verdão. Murilo foi internado em estado grave no Hospital Infantil de Vitória na noite do último dia 21/09, após ter sido baleado na cabeça, ele lutou bravamente, mas infelizmente na noite do último dia 25/09 a equipe médica que acompanhou Murilo constatou a morte cerebral do jovem de apenas 14 anos", afirmou o clube em nota.
O enterro de Murilo está previsto para a manhã desta sexta-feira (27), no cemitério Parque da Paz, em Cariacica, no Espírito Santo.
Família doa órgãos do jogador
Apesar da tragédia, a família de Murilo tomou a nobre decisão de doar seus órgãos. Segundo o médico José Carlos Gomes, que acompanhou o caso, ainda não há confirmação sobre quais órgãos serão doados, mas a iniciativa traz algum conforto em meio à dor, ao saber que Murilo poderá salvar outras vidas.