Jornalista brasileira sofre morte cerebral após queda de ponte na Escócia

Comunicadora teve morte cerebral após viagem romântica que terminou em separação

Por Plox

26/09/2024 20h56 - Atualizado há 23 dias

Nathalia Urban, jornalista de 36 anos e correspondente internacional do Brasil 247, teve sua morte cerebral confirmada na quarta-feira (25), após cair de uma ponte em Edimburgo, Escócia. A comunicadora, que residia no país, retornava de uma viagem à Tunísia com o noivo, viagem que culminou na separação do casal. O caso ainda está sob investigação das autoridades, que apuram se a queda foi acidental ou criminosa.

Nathalia Urban Foto: Arquivo Pessoal

Viagem romântica e separação

Nathalia havia ficado noiva em setembro de 2023 de Damien Minards, um australiano. O casal viajou recentemente à Tunísia, e, após o retorno, ocorreu o rompimento do relacionamento. Segundo Fernanda Toledo Cardo, tia de Nathalia, o casamento, que estava marcado para outubro deste ano, foi cancelado devido a problemas de saúde do pai do noivo.

Nathalia Urban e o ex-noivo, Damien Minards Foto: Reprodução

Acidente e hospitalização

O diretor da redação do Brasil 247, Florestan Fernandes Júnior, relatou ter ficado preocupado quando Nathalia não retornou ao trabalho na data prevista. Ao contatar sua família e o Ministério das Relações Exteriores, ele foi informado que a jornalista havia sofrido um acidente, fraturando costelas e sofrendo perfurações, o que a levou a entrar em coma.

A jornalista foi levada ao hospital após a queda da ponte, na segunda-feira (23), mas não resistiu aos ferimentos. Com a confirmação da morte cerebral, foi iniciado o processo de doação de órgãos, como era seu desejo.

Carreira e ativismo

Nathalia Urban, natural de Santos, São Paulo, iniciou sua carreira no Brasil antes de se mudar para a Europa. Ela criou o programa Veias Abertas, focado em povos latino-americanos e exibido pela TV 247. Além de seu trabalho como jornalista, Nathalia era conhecida por seu ativismo em causas pró-Palestina e feministas.

O corpo de Nathalia será trasladado para o Brasil, onde será sepultado em São Paulo. A data do funeral ainda não foi definida devido aos trâmites de transporte internacional.

Destaques