Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Aliados temem que Eduardo Bolsonaro comprometa acordos em favor do pai

Atuação do deputado nos EUA e críticas públicas geram mal-estar entre bolsonaristas que negociam redução de pena para Jair Bolsonaro

26/09/2025 às 11:45 por Redação Plox

As recentes movimentações de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos e suas declarações públicas vêm gerando incômodo entre aliados próximos da família Bolsonaro. A tensão é tanta que, segundo relatos, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro teria pedido a interlocutores que encontrassem uma forma de fazer o filho silenciar. O receio é de que o deputado interfira negativamente nas articulações por uma possível anistia ou redução de pena já em debate no Congresso.


Imagem Foto: Agência Brasil

A orientação atribuída a Jair foi confirmada por colunistas como Mônica Bergamo e Andréia Sadi. O ex-presidente, no entanto, está legalmente impedido de manter contato com Eduardo, uma vez que ambos são investigados em inquérito da Polícia Federal por tentativa de coação à Justiça. A investigação teve início após o parlamentar defender sanções contra o Brasil e contra ministros que julgam processos envolvendo seu pai.


Enquanto isso, Eduardo tem se mostrado insatisfeito com tentativas de pacificação. De acordo com Bergamo, ele estaria irritado e acredita que o pai não consegue enxergar com clareza o atual cenário político. Nos últimos dias, o deputado criticou abertamente seu próprio partido, condenou a articulação pela candidatura de Tarcísio de Freitas, comemorou sanções dos Estados Unidos contra a esposa de Alexandre de Moraes e ainda anunciou intenção de disputar a Presidência da República em 2026.


Em resposta, Jair Bolsonaro pediu ao deputado Sóstenes Cavalcante (PL-SP), que recentemente esteve com ele no Brasil, que também se reunisse com Eduardo em território norte-americano na tentativa de acalmar a situação.


Em publicações nas redes sociais, Eduardo afirmou que o pai vive sob pressão.
“PGR me denuncia coação, mas quem está verdadeiramente sob coação é meu pai”

, escreveu na última quinta-feira (25). Ele também reforçou que não poderia ser visto como obstáculo para salvar Bolsonaro, e rebateu as críticas de que estaria agindo contra ordens do ex-presidente, mesmo com a proibição de contato direto.

Já a colunista Andréia Sadi destacou que a postura do parlamentar gera temor entre aliados de que ele prejudique articulações no Congresso, como a discussão sobre a dosimetria das penas. Segundo ela, há irritação no grupo bolsonarista, que avalia que Eduardo enfraquece a direita e compromete tanto as eleições de 2026 quanto os acordos em andamento para beneficiar Jair.


Ainda em tom desafiador, o deputado declarou que está disposto a ir até “às últimas consequências pela anistia ampla e irrestrita”, acrescentando que, em sua visão, o desfecho será de “vitória ou vingança”.


Compartilhar a notícia

Veja também
Bolsonaro passa por cirurgia e tem oito lesões de pele retiradas
POLíTICA

Bolsonaro passa por cirurgia e tem oito lesões de pele retiradas

Ex-presidente foi submetido a procedimento no DF Star, em Brasília, onde exames também revelaram quadro de anemia

CNN encerra transmissão durante fala de Lula sobre socialismo
POLíTICA

CNN encerra transmissão durante fala de Lula sobre socialismo

Presidente discursava na posse de Edinho Silva como líder do PT quando foi interrompido pela emissora

POLíTICA

Zema terá o maior salário entre governadores em 2025

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, receberá mais de R$ 41 mil a partir de fevereiro de 2025, superando os demais chefes de Executivo Estadual no Brasil

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.

para você
Jogo
ESPORTES

Com cara de final antecipada, Inglaterra e França jogam pelas quartas

Marrocos e Portugal disputam vaga na semifinal da Copa do Catar

GERAL

Maçãs roxas criadas por inteligência artificial enganam internautas e viralizam nas redes sociais

Imagem de frutas exóticas gerada por IA circula online e desperta curiosidade dos usuários

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef
FAMOSOS

Renata Vanzetto se manifesta após comparar audiência com MasterChef

Após afirmar que seu reality superou todas as temporadas do MasterChef, chef Renata Vanzetto pede desculpas e explica declaração durante evento da Globo.

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012
LAZER

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012

Atriz assume papel principal em longa baseado no assassinato de Marcos Matsunaga, primeiro filme original da Boutique Filmes