Grupo Galpão encerra Festival Roda Cultural após 16 anos longe de Ipatinga

Evento reúne artistas do Vale do Aço e celebra diversidade com apresentações gratuitas no Parque Ipanema

Por Plox

26/09/2025 10h05 - Atualizado há 2 dias

O Festival Roda Cultural, em sua segunda edição, anunciou os resultados da convocatória que reuniu 39 propostas vindas de artistas e coletivos do Vale do Aço. Dez trabalhos foram selecionados para compor a programação do evento, que acontece no dia 18 de outubro de 2025, no Parque Ipanema, em Ipatinga.


Imagem Foto: Divulgação


Entre as atrações escolhidas, estão expressões artísticas que evidenciam a diversidade cultural da região, com destaque para apresentações musicais, performances de teatro, manifestações da cultura afro-brasileira, arte urbana e poesia. Cada proposta selecionada receberá R$ 2.100,00, mediante emissão de nota fiscal, com apresentações que terão duração entre 20 e 30 minutos.


Imagem Foto: Divulgação


Os artistas e grupos confirmados são: Marley Rocha Porto, com “Pocket Show Uai é Uai Na Esquina”; Igor Filippe Alves Fernandes, com a “Performance Drag”; Clara Carolina Oliveira da Costa, com “Uma cena de poesia falada”; o Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé com “Filhas do Afoxé”; Baque Mulher Ipatinga; Guilherme Fernandes dos Santos com “Sem RG”; Marcony Carvalho com “Yauaretê”; Sérgio Henrique Biazin Oliveira com “Cantos de outros Cantos”; o Grupo de Teatro Farroupilha Ponto de Cultura com “Borbulhinhas Barulhentas”; e A Rua Declama, com a “Intervenção poética musical A Rua Declama”.



O grande momento da noite será o encerramento, que trará de volta a Ipatinga, após 16 anos, a renomada companhia teatral Grupo Galpão. O espetáculo “De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão” será apresentado como atração final do festival. A última vez que o grupo esteve na cidade foi em 2009, com a peça “Pequenos Milagres”.



Nesse novo sarau, o público poderá experimentar uma apresentação que mistura poesia, música e teatro de forma intimista, conectando os artistas com a plateia de maneira direta e sensível. Fundado em 1982, o Galpão surgiu a partir do teatro de rua mineiro e consolidou-se como uma das companhias mais influentes do teatro brasileiro. Seus fundadores – Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antônio Edson – ajudaram a construir uma trajetória marcada por intensa pesquisa de linguagem e apuro estético.
“A escolha do Grupo Galpão como encerramento simboliza o reencontro da cidade com uma referência do teatro nacional”
, afirmaram os curadores.



O Festival Roda Cultural é uma realização do Hibridus Ponto de Cultura, que atua como espaço de articulação artística e cultural no Vale do Aço. Com curadoria assinada por Luciano Botelho e Wenderson Godoi, o evento é gratuito e financiado por emenda impositiva da Câmara Municipal de Ipatinga, com indicação das vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta (mandato 2021-2024). A primeira edição do festival foi realizada no Campo do Itamaraty, no bairro Betânia, reforçando o compromisso com os territórios e a memória local.



A proposta do Hibridus, enquanto Ponto de Cultura, é fomentar redes de colaboração e dar visibilidade aos agentes culturais da região. O Festival reafirma seu propósito de transformar o Parque Ipanema em um ponto de encontro para celebrar os saberes e talentos locais.



Ficha Técnica:


Curadoria: Luciano Botelho e Wenderson Godoi


Produção Executiva: Cênika Eventos


Assistência de Produção: Christiane Juliana, Jany Francisca e Valéria Mendes


Design: Fip Design


Destaques