Trecho da BR-381 é reaberto em Antônio Dias após conclusão de obras em talude

Após 47 dias de operação contínua e mais de 10 mil viagens de caminhões, rodovia volta a receber tráfego normalmente

Por Plox

26/09/2025 06h22 - Atualizado há 5 dias

O trecho da BR-381 que passa por Antônio Dias, no quilômetro 297+500, foi reaberto ao tráfego na tarde desta sexta-feira (26), após a finalização das obras de recuperação do talude no local. A liberação também inclui o Viaduto da Prainha, o que representa um total de 5,6 km de pista duplicada sendo entregues para os motoristas que trafegam pela região.


Imagem Foto: Divulgação


Uma das novidades na estrutura viária é a abertura do túnel do Complexo da Prainha, na pista oeste, que passa a operar em sentido único no sentido de Belo Horizonte. Essa mudança visa aumentar a segurança dos usuários e garantir melhor fluidez no trânsito.


As intervenções exigiram uma grande operação logística. De acordo com a concessionária Nova 381, responsável pela rodovia, o trabalho no talude envolveu escavação, transporte e retaludamento de material. Para isso, foram realizadas cerca de 10.500 viagens de caminhões.


Imagem Foto: Divulgação


No total, aproximadamente 170 mil metros cúbicos de terra foram escavados em 47 dias de atividade ininterrupta. O material retirado foi levado para locais previamente definidos num raio de até 5 km, dentro de um plano chamado “operação bota-fora”.


O diretor de Engenharia da Nova 381, Marco Tulio Morales de Carvalho, informou que as equipes atuaram em regime de 24 horas por dia, utilizando equipamentos como escavadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteira, caminhões e rolos compactadores para garantir a entrega da obra.


"Foi um esforço conjunto para garantir a liberação da pista, a estabilidade do talude e a conclusão dos trabalhos com sucesso, trazendo mais segurança e fluidez ao trânsito na região", afirmou o diretor.


A conclusão da obra e a liberação do trecho representam uma melhoria significativa para quem trafega pela BR-381, especialmente para quem depende da via no trajeto entre o Vale do Aço e a capital mineira. Com o retorno da circulação plena, a expectativa é de redução de congestionamentos e maior segurança viária.


Destaques