Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Surtos de Covid-19 em Minas Gerais cai 96% em relação a julho

    O pico da pandemia no estado foi em julho, onde teve 96 surtos em uma semana, já na última semana, teve somente três surtos

    Por Plox

    26/10/2020 10h13 - Atualizado há mais de 1 ano

    De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado mais afetado pelo coronavírus no Brasil, com um total de 347.006 casos confirmados. O pico da pandemia no estado foi em julho, onde teve 96 surtos em uma semana, já na última semana, teve somente três surtos. Uma queda significativa, que corresponde a uma redução de 96,8%.

    Segundo a coordenadora da Sala de Situação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Eva Lídia Medeiros, “pode-se definir surto como 1 caso confirmado, seguido de mais 2 casos confirmados (assintomático ou sintomático) com vínculo epidemiológico em um ambiente restrito”, disse a coordenadora.

    Eva Medeiros explicou que o número de 96 surtos naquela semana de julho é responsável diretamente ao aumento do número de casos no período. Naquele mês, Minas tinha cerca de 80 mil pessoas diagnosticadas com a doença. Depois disso, houve uma redução gradual nas notificações de surto.  

    O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, acredita que no momento a pandemia está ficando sob controle. “Os surtos demonstram ampliação no número de casos e um alastramento da epidemia. Com essa queda, isso significa que estamos tendo um controle progressivo da doença”, afirmou Carlos Eduardo.

    Foto: Divulgação

     

    De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), divulgado nesse sábado, Minas tem 347.006 casos confirmados de coronavírus e 8.732 mortes em decorrência da doença. Sendo que, 315.932 pessoas já se recuperaram e outras 22.342 estão em acompanhamento.

    No Sistema Único de Saúde (SUS), dos 21.062 leitos de enfermaria, 61,49% estão ocupados no Estado, sendo 5,55% por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

    Nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 3.992 espaços em hospitais públicos, 56,85% estão sendo utilizados no momento, sendo 17,11% por vítimas da pandemia.

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]