Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Centro de Pesquisa da Usiminas completa 50 anos de pesquisa e desenvolvimento do aço

    O Centro se localiza na Usina de Ipatinga e é considerado um dos maiores do gênero na indústria do aço da América Latina

    Por Plox

    26/10/2021 17h05 - Atualizado há 8 meses

    O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Usiminas está completando 50 anos de atividades neste mês de outubro. O local tem sido responsável pelo desenvolvimento de aços de alto valor agregado para automóveis, para instalação de torres de energia eólica e solar e tantas outras aplicações que passaram a ser demandas pela indústria brasileira.

    O presidente da companhia, Sergio Leite, afirma que ao longo de sua história, a Usiminas sempre buscou aprimorar produtos e processos, investindo em tecnologias e gerando soluções inovadoras nesse segmento. “A necessidade das empresas de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acirrado como o de produção e beneficiamento do aço, levam as companhias a investirem estrategicamente em pesquisa e desenvolvimento, criando soluções para aprimorar os seus processos e serem cada vez mais eficientes e sustentáveis”, enfatiza.

    Foto: Divulgação

     

    Conhecimento

    Hoje o Centro de Pesquisas da empresa ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e conta com uma equipe de cerca de 100 profissionais, entre pesquisadores, cientistas e técnicos. 69% do efetivo possui mestrado, 13% doutorado e 12% especialização. Além de investimentos em treinamentos e parcerias com universidades, siderúrgicas e centros de pesquisa no exterior como Japão, Estados Unidos, Inglaterra e França.

    “Nosso objetivo é sempre estar à frente do nosso tempo, caminhando na vanguarda do conhecimento. Aumentando e treinando a nossa equipe, incluindo, cada vez mais mestres e doutores no nosso time. Além de investimentos em equipamentos sofisticados, desenvolvimento de técnicas de análises e simulações para otimizar os processos siderúrgicos, desenvolvendo novos aços, melhorando a qualidade dos existentes e apoiando seus clientes para o melhor desempenho de seus produtos e processos”, afirma o gerente-geral do Centro de P&D da Usiminas, Carlos Salaroli.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]