tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Instagram: Dicas de aplicativos para arrasar na edição de fotos

    Por Plox

    26/11/2019 07h03 - Atualizado há mais de 4 anos

    No mundo das redes sociais, fotos bonitas chamam cada vez mais atenção, em especial no instagram, usado por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. E para se destacar nesse meio, além de criatividade é preciso saber valorizar imagens.

    Para a fotógrafa Claudia Ruiz uma foto deve causar impacto positivo em poucos segundos para atingir seu objetivo, seja ele divulgar um produto ou simplesmente uma imagem. “Quem não é fotógrafo profissional, quer fazer bonito no Instagram, mas não tem muito tempo ou paciência deve saber utilizar pelo menos as ferramentas básicas de tratamento de fotos, pois isso faz toda diferença e dá aquela valorizada incrível na fotografia”, argumenta.

    Divulgaçãoadobe-2

    Mas antes de partir para a edição em si, a profissional recomenda fazer a foto tendo em mente o seu objetivo. “O que eu quero passar com aquela imagem? Valorize o que você quer chamar atenção e deixe de fora tudo o que é distração. Lembre-se de fotografar  sempre com atenção ao enquadramento, assim você terá menos trabalho para tratar,  sem precisar ter que cortar, eliminar ou desfocar alguma pessoa ou objeto ao fundo”, recomenda.

    No processo de aprimoramento da imagem em si, Claudia Ruiz aponta que é preciso ter ciência de que a edição é individual e deve-se levar em consideração os gostos e as característica pessoais de cada indivíduo. “Há aqueles que utilizam filtros padrões, a técnica até dá uniformidade ao feed mas tira a autenticidade das fotografias que passam a ser mais do mesmo”, alerta Cláudia.

    Divulgaçãoapp-1

    Apesar de praticamente todos os apps possuírem ajustes básicos de corte, exposição e temperatura, o grande diferencial de cada um é o objetivo. Para não errar na escolha do aplicativo que vai transformar o aspecto da fotografia, a profissional separou os principais de acordo com o perfil que atendem:

    Para os mais exigentes
    É possível tratar profissionalmente as imagens direto no celular com os programas ADOBE LIGHTOROOM e o ADOBE PHOTOSHOP EXPRES. “Esses aplicativos se utilizam de ferramentas específicas que conseguem alterar corte, exposição, contraste e temperatura de forma mais profunda, além de oferecer a possibilidade de usar presets”, explica Claudia.

    Para os mais ágeis
    Além das ferramentas básicas, os aplicativos  VSCO e RETRICA possuem uma grande variedade de filtros, cada um com tonalidades exclusivas e nomeadas. “Para quem não tem muito tempo para editar, mas mesmo assim gosta de dar uma valorizada na foto, aplicativos onde o forte são os filtros funcionam melhor”, aponta.
     
    Para quem gosta de economizar espaço
    Segundo Cláudia, o  natural é que o indivíduo utilize mais de um aplicativo de edição, mas para quem dispensa o trabalho de passar uma foto de aplicativo para aplicativo, o SNAPSEED é um dos editores de fotos mais completos para celular. “O aplicativo é capaz de editar não apenas os aspectos gerais, mas partes específicas da foto, além de fazer dupla exposição e corrigir perspectivas”.

    Para dar um up no visual
    Existem aplicativos específicos voltados para as selfies que valorizam o rosto com ferramentas de embelezamento que podem clarear o sorriso, remover manchas da pele e valorizar o olhar como o é o caso do AIRBRUSH e do YOU CAM PERFECT. “Alguns permitem até adicionar maquiagem como o CANDY CAMERA”, recomenda Cláudia.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]