Prefeitura de Ipatinga divulga balanço dos 10 meses de pandemia

Até o momento, 240 pessoas já morreram em decorrência do vírus Covid-19

Por Plox

26/11/2020 14h34 - Atualizado há mais de 3 anos

Nos últimos dias, o número de casos de Covid-19, no Brasil, em Minas Gerais e também na cidade de Ipatinga tem aumentado consideravelmente. De acordo com o Boletim Epidemiológico do município, nesta quarta-feira (25) o total de casos positivos desde março alcançou a marca de 11.270. Contudo, as autoridades locais ressaltam que ao longo desses quase dez meses de enfrentamento da pandemia foram desenvolvidas intensas e diversificadas ações de combate à doença. 

População de Ipatinga nas ruas do centro
 Foto: Arquivo/Marcelo Augusto/Plox


Logo no início do ano, no mês de fevereiro, antes mesmo de aparecer o primeiro caso suspeito da doença, a Secretaria de Saúde realizou a primeira capacitação de profissionais para o combate ao vírus. O Hospital Municipal saltou de sete para 20 leitos de UTI Covid-19, e os de Enfermaria se multiplicaram de 16 para 40.

Hospital Municipal de Ipatinga
Foto: Divulgação / PMI


Paralelamente, novos leitos de Covid-SUS foram acrescidos à estrutura do Hospital Márcio Cunha. Foram abertas 35 novas vagas para Enfermaria e 25 de UTI Covid-19 no HMC.
“Mesmo o município chegando ao total de 240 óbitos nesta quarta-feira, o que deve ser lamentado, já que todas as vidas são importantes, aqui em Ipatinga ninguém morreu por falta de assistência médica. Até mesmo nos meses de julho e agosto, quando a cidade viveu o pico da doença e os hospitais trabalharam algumas vezes com mais de 100% da capacidade de ocupação dos leitos, todos que procuraram o serviço de saúde tiveram atendimento”, salienta a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.
Atendimento ampliado
Procurando descongestionar a UPA e o Hospital Municipal, a Prefeitura de Ipatinga relatou que investiu na ampliação da capacidade de atendimento primário. Assim é que já são 17 das 21 UBS’s em funcionamento no horário noturno por meio do programa ‘Saúde na Noite’, até às 22h. A assistência de médicos vai até às 21h, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura de Ipatinga
Foto: Divulgação PMI


O atendimento ampliado ocorre nas Unidades dos bairros Esperança, Canaã, Limoeiro, Vila Celeste, Vila Militar, Jardim Panorama, Iguaçu, Bom Jardim, Veneza II, Bom Retiro, Esperança II, Cidade Nobre, Vale do Sol, Caravelas, Bethânia I e II e Parque das Águas/Planalto.
 

Destaques