Brasileiro João Marinho Neto é reconhecido como o homem mais velho do mundo

O cearense, com 112 anos, assume o título após a morte de John Tinniswood; outros brasileiros também estão entre os mais longevos.

Por Plox

26/11/2024 12h00 - Atualizado há 15 dias

João Marinho Neto, natural do Ceará, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo após o falecimento do britânico John Alfred Tinniswood, segundo dados da LongeviQuest, plataforma especializada em monitorar e validar informações sobre longevidade. Com 112 anos e 52 dias, João também já havia sido identificado como o homem mais velho do Brasil e da América Latina.

Nascido em Maranguape, no Ceará, em 5 de outubro de 1912, João passou sua infância em Apuiarés, para onde se mudou com a família e onde vive até hoje. Durante sua juventude, ajudava o pai na lavoura, colhendo frutas e criando métodos improvisados para proteger a colheita.

Reprodução/ LongeviQuest

Vida pessoal e descendência
João se casou com Josefa Albano dos Santos, com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (já falecida). Após o falecimento de Josefa, em 1994, João teve outros três filhos — Vinícius, Jarbas e Conceição — com Antonia Rodrigues Moura.

Outros brasileiros entre os mais longevos
O Brasil também ocupa outras posições de destaque na lista de longevidade global, de acordo com a LongeviQuest. Josino Levino Ferreira, da Paraíba, é o segundo homem mais velho do mundo, com 111 anos e 237 dias. Já Primo Olivieiri, de São Paulo, figura na quinta posição, aos 110 anos e 264 dias.

Além deles, a lista inclui Ken Weeks, da Austrália, com 111 anos e 52 dias, em terceiro lugar, e Hilário Orozco Lemus, do México, com 111 anos e 23 dias, na quarta posição.

Morte de John Alfred Tinniswood
A morte de John Alfred Tinniswood, na última segunda-feira (25), foi confirmada pelo Guinness World Records. O britânico, que vivia em uma casa de repouso em Southport, Inglaterra, tinha 112 anos. Segundo familiares, seu último dia foi marcado por música e momentos de amor.

Tinniswood assumiu o posto de homem mais velho do mundo em abril de 2024, após a morte de Juan Vicente Pérez, da Venezuela, aos 114 anos. Sobre sua longevidade, Tinniswood costumava afirmar que ela era fruto de "pura sorte".

Longevidade em foco
O reconhecimento de João Marinho Neto reforça a presença brasileira entre os mais longevos do mundo, refletindo a importância de valorizar e documentar histórias de vida centenárias.

Destaques